Mato Grosso já tem 10 fábricas de ração

      Nenhum comentário em Mato Grosso já tem 10 fábricas de ração

Mato Grosso já tem 10 fábricas de ração


Mato Grosso tem pelo menos 10 fábricas de ração para peixe. A maioria delas associa a produção para a piscicultura com a de alimentos de cães, gatos, bovinos e equinos. Entre as maiores estão a VB Alimentos, que zootecnista Andressa Meinrz representa, e a Matsuda. A VB é mais antiga, está radicada em Jaciara (145 km de Cuiabá), na região Sul do Estado, há 15 anos.

Começou produzindo principalmente rações para gado e cães. O alimento para peixe, que veio depois, passou a representar quase metade da produção, passando das 80 mil toneladas/ano. A Matsuda, há três em Mato Grosso, está sediada em Cuiabá, em uma área de 4.200 m².

Com investimento da ordem de R$ 25 milhões, começou gerando 75 empregos diretos e outros 300 indiretos. Aqui, conforme dados disponibilizados no site da empresa, a produção é de 2.300 toneladas/mês de rações para cães, gatos e peixes.

De acordo com informações do pesquisador e consultor Fernando Kubtiza, engenheiro agrônomo com mestrado em Nutrição Animal e doutorado em Aquicultura, considerado uma das maiores autoridades do país em nutrição para peixes criados em viveiros, para cada quilo de peixe produzido é necessário 1,5 quilo de ração.

Sendo assim, o Estado, que é líder no ramo da piscicultura de água doce, produzindo 75 mil toneladas de peixe ao ano, consome mais de 112 mil toneladas de ração. (AA) 

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=471436

Diário de Cuiabá

Deixe uma resposta