4 estilos de liderança: qual é o seu?

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Liderar significa conquistar e mobilizar as pessoas, envolvendo-as para que coloquem sua mente, criatividade e excelência a serviço da empresa e de seus objetivos. Mas, será que todo líder consegue ter este tipo de atitude e resultados junto à sua equipe?

“Para se tornar um líder de alta performance, é necessário construir relacionamentos duradouros e respeito, por meio de uma mistura de humildade pessoal, força de vontade e profissionalismo”, explica Prof. Randes Enes, empresário, coach, consultor de empresas e professor da FGV. Entretanto, o estilo de liderança pode atrapalhar o bom desempenho do time, pois a forma como o líder se comporta reflete por toda a organização.

Com base em sua experiência profissional e de pesquisador, Randes listou quatro estilos de líderes: Torturador, Autoritário, Amoroso e Participativo. “Existem outros perfis, mas estes são os que prevalecem. No processo de modernização da gestão empresarial, não há mais espaço para a grosseria, para aqueles que aumentam a tensão e o estresse no ambiente de trabalho”, destaca. Em qual destes estilos você se enquadra?

Líder Torturador

· Sarcástico, zomba ou usa a ironia no relacionamento com as pessoas;

· Temperamental, por mudar rapidamente de humor e se tornar uma pessoa de difícil convivência;

· Radical, ou seja, é intransigente em sua opinião e intolerante com opiniões contrárias à sua;

· Oportunista, tira proveito da situação em prol de seus interesses;

· Duro, ou seja, severo e áspero com as pessoas;

· Agressivo, por tratar as pessoas com hostilidade.

Líder Autocrático

· Manda, proíbe, ameaça, exige e castiga;

· Autoritário, concentra o poder de decisão;

· Dita sozinho as normas e atividades;

· É autossuficiente;

· Não promove o aparecimento de novas lideranças;

· Não estimula a iniciativa.

Líder Amoroso

· Cuidadoso, é uma pessoa solícita e que pensa nas demais pessoas da equipe;

· Educado, ou seja, é gentil e respeitoso na usa forma de falar e agir;

· Filosófico, ao repousar sua forma de agir em valores e na ética;

· Entusiasmado, transmite empolgação e força de vontade;

· Idealista, por crer no valor da ética, da moral, da bondade e da solidariedade;

· Imaginativo, ou seja, que tem muitas ideias e planos.

Líder Participativo

· Valoriza as ideias e iniciativas;

· Coordena, envolve, promove a participação e a cooperação;

· Cria um clima de liberdade, de comunicação aberta e a verdadeira integração;

· Favorece o surgimento de novas lideranças;

· Compartilha o poder de decisão.

“O bom andamento da gestão ocorre quando se combina a presença de líderes amorosos e participativos. Sabemos que existem muitos indivíduos que trabalham com pessoas autoritárias e torturadoras como chefes, mas não existe real envolvimento e a busca de excelência nessas situações”, finaliza Randes.

Fonte: SEGS

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