Liderar significa conquistar e mobilizar as pessoas, envolvendo-as para que coloquem sua mente, criatividade e excelência a serviço da empresa e de seus objetivos. Mas, será que todo líder consegue ter este tipo de atitude e resultados junto à sua equipe?
“Para se tornar um líder de alta performance, é necessário construir relacionamentos duradouros e respeito, por meio de uma mistura de humildade pessoal, força de vontade e profissionalismo”, explica Prof. Randes Enes, empresário, coach, consultor de empresas e professor da FGV. Entretanto, o estilo de liderança pode atrapalhar o bom desempenho do time, pois a forma como o líder se comporta reflete por toda a organização.
Com base em sua experiência profissional e de pesquisador, Randes listou quatro estilos de líderes: Torturador, Autoritário, Amoroso e Participativo. “Existem outros perfis, mas estes são os que prevalecem. No processo de modernização da gestão empresarial, não há mais espaço para a grosseria, para aqueles que aumentam a tensão e o estresse no ambiente de trabalho”, destaca. Em qual destes estilos você se enquadra?
Líder Torturador
· Sarcástico, zomba ou usa a ironia no relacionamento com as pessoas;
· Temperamental, por mudar rapidamente de humor e se tornar uma pessoa de difícil convivência;
· Radical, ou seja, é intransigente em sua opinião e intolerante com opiniões contrárias à sua;
· Oportunista, tira proveito da situação em prol de seus interesses;
· Duro, ou seja, severo e áspero com as pessoas;
· Agressivo, por tratar as pessoas com hostilidade.
Líder Autocrático
· Manda, proíbe, ameaça, exige e castiga;
· Autoritário, concentra o poder de decisão;
· Dita sozinho as normas e atividades;
· É autossuficiente;
· Não promove o aparecimento de novas lideranças;
· Não estimula a iniciativa.
Líder Amoroso
· Cuidadoso, é uma pessoa solícita e que pensa nas demais pessoas da equipe;
· Educado, ou seja, é gentil e respeitoso na usa forma de falar e agir;
· Filosófico, ao repousar sua forma de agir em valores e na ética;
· Entusiasmado, transmite empolgação e força de vontade;
· Idealista, por crer no valor da ética, da moral, da bondade e da solidariedade;
· Imaginativo, ou seja, que tem muitas ideias e planos.
Líder Participativo
· Valoriza as ideias e iniciativas;
· Coordena, envolve, promove a participação e a cooperação;
· Cria um clima de liberdade, de comunicação aberta e a verdadeira integração;
· Favorece o surgimento de novas lideranças;
· Compartilha o poder de decisão.
“O bom andamento da gestão ocorre quando se combina a presença de líderes amorosos e participativos. Sabemos que existem muitos indivíduos que trabalham com pessoas autoritárias e torturadoras como chefes, mas não existe real envolvimento e a busca de excelência nessas situações”, finaliza Randes.
Fonte: SEGS