Triturador para Ração Peletizada

      1 comentário em Triturador para Ração Peletizada

A forma física da ração (farelada e peletizada) é um fator crucial no rendimento da carne de frango. A ração farelada sempre foi uma opção para a alimentação de criatório de frangos de corte, mas nem sempre foi muito eficiente, pois, em uma bicada que a ave dava no cocho nem sempre ela conseguia pegar todos os nutrientes para o seu desenvolvimento.

Com o desenvolvimento da peletização como conversamos anteriormente houve uma série de benefícios para esses criadores como melhora na conversão alimentar, redução da área de armazenamento e esterilização da ração. Mas ainda havia um problema, a fase inicial da produção de frango ainda não podia introduzir um pelete de 4 mm, pois os pintinhos não conseguiriam comer.

chicken Pellets vs crumbles

A data exata não é possível afirmar, mas no começo dos anos 80 plantas europeias começam a pensar sobre essa melhora da conversão alimentar na produção de frango. Pensado nisso que desenvolveram os primeiros trituradores baseados nos moinho de rolos de grãos.

Reduzindo o tamanho do pelete era possível produzir uma ração na qual estivesse do tamanho exato para que um pintinho pudesse comer e ainda assim absorver todos os nutrientes que foram misturados naquela ração além do benefício do pré cozimento realizado no pré condicionador.

triturador 2

O triturador deve ser instalado na saída do resfriador, nesse ponto temos um pelete duro, seco e com pouca umidade livre, além de frio, quando este passa pelo triturado ele deve quebrar o pelete em vário pedações menores e não esmaga-lo.

Caso o pelete esteja sendo esmado é sinal que o processo de peletização ou resfriamento encontra irregularidades que devem ser corrigidas.

Os efeitos do tamanho da partícula e forma de alimentação de alimentação sobre o desempenho de frangos de corte influencia positivamente nas granjas. Aves alimentadas com dietas de peletes triturados tem melhor desempenho do que aqueles alimentados com dietas de ração farelado. Interação para GMD (Ganho Médio Diário) e CMD (Consumo médio Diário de Ração) foi significativa, entre o tamanho de partícula de alimentação e forma de alimentação. Na fase de crescimento, aves alimentadas com as dietas de tamanho de partículas finas apresentaram menor taxa de A:G (Alimentação:Ganho de peso), ou seja tiveram que comer mais e por mais tempo para chegar ao peso de abate.

images

Por outro lado as dietas que trabalharam com dietas de peletizado ouve uma redução no A:G A:G (Alimentação:Ganho de peso), ou seja os pintinhos se desenvolveram mais rapidamente com melhor ganho de peso com as rações peletizada e trituradas.

As aves alimentadas com dietas de peletes quebrados apresentam maior peso corporal, menor consumo de ração e ganho de peso mais rápido do que aqueles alimentados com dietas de farelado.

Esse é um recurso usado especificamente para a criação de aves, ele é um bom recurso para pode agilizar o ganho de peso em pintinhos. Alguns testes foram feitos para a ração de camarão, mas diferentemente das pesquisas com frangos temos poucas informações para esse tipo de ração. Esse é um assunto para uma outra postagem mas a ração de camarão já foi muito utilizada na forma peletizada, hoje com o desenvolvimento de sistemas de controle de densidade é possível fornecer ração extrusada para camarões e com isso melhorar o ganho de peso e diminuir o tempo de tanque.

1 thought on “Triturador para Ração Peletizada

Deixe uma resposta