Pausa para café no trabalho aumenta atenção e contribui para maior produtividade

Estudos mostram que dar “breaks” durante o expediente ajudam a aumentar o desempenho no trabalho

Sabe-se que o café é um importante personagem dentro das empresas. Seja para conseguir acordar, colocar a conversa em dia ou apenas dar um break do trabalho, a pausa para o cafezinho também é uma ótima oportunidade para expandir contatos e desenvolver o networking.

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, descobriu que pausas para o café com colegas de trabalho são importantes e aumentam a produtividade dos funcionários. Outro estudo, da universidade norte-americana Hankamer School of Business, também mostrou pontos positivos relacionados à bebida. Segundo os pesquisadores, quando funcionários fazem pausas no trabalho com coisas que gostam, como tomar café, maior é a satisfação durante o expediente.

Nos últimos anos, essa experiência de beber café no trabalho tem se transformado. Com a chegada das máquinas profissionais aos escritórios, a qualidade da xícara de café se assemelha ao que estamos acostumados a beber em casa. E quem vem liderando esse movimento no Brasil é a Nespresso, que trouxe quatro modelos diferentes de máquinas profissionais para dentro das empresas, com 13 opções de cápsulas para agradar todos os gostos. Confira cada uma delas:

Tipo Característica Intensidade (0 a 12)
 Ristretto Intenso Intenso e licoroso 12
Ristretto Origin India Intenso e picante 10
Ristretto Encorpado e persistente 9
 Espresso Forte Encorpado e equilibrado 7
Espresso Leggero Leve e refrescante 6
Espresso Origin Brazil  Adocicado e suave 4
Lungo Origin Guatemala Intenso e untuoso 6
Lungo Forte Refinado e torrado 4
Lungo Leggero Floral e refrescante 2
 Lungo Decaffeinato Equilibrado e complexo  4
Espresso Decaffeinato Encorpado e intenso 7
Espresso Vanilla Aroma de baunilha 7
 Espresso Caramel Aroma de caramelo 7

Rico em antioxidantes, o café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, superando os 84 litros por pessoa em 2017, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Além disso, quando consumida de forma equilibrada, a bebida ajuda a potencializar a qualidade no trabalho, fazendo com que o funcionário tenha mais disposição, foco, atenção e autocontrole. E você? Já tomou a sua xícara de café hoje?

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *