A alimentação ideal do cavalo no dia da prova

      Nenhum comentário em A alimentação ideal do cavalo no dia da prova

cavalos-2-300x250e

Para que o cavalo atleta tenha um bom desempenho em suas provas, são necessários um ambiente confortável e uma alimentação adequada, que atendam todas as suas exigências energéticas. Os programas de alimentação para equinos variam de acordo com a idade, categoria e atividade para qual será destinado.

No dia da prova, os cuidados nutricionais devem ser ainda maiores, visto que o animal estará exposto a uma situação de estresse e esforço físico intenso. É importante o acompanhamento de um veterinário ou zootecnista para avaliar o comportamento digestivo e as características do equino para determinar a quantidade ideal de cada ingrediente fornecido na dieta, de acordo com as atividades que o animal irá praticar, medindo sua intensidade e o tempo do exercício físico.

Além de uma dieta balanceada, é preciso fornecer água limpa à vontade para o animal dispor de uma boa performance. A água disponível em cocho limpo é fundamental para manter o equilíbrio hídrico, evitando assim quadros de desidratação que ocasionam queda de desempenho atlético e aumentam os riscos de distúrbios gastrointestinais.

É de extrema importância a suplementação com sal mineral nos dias de prova, já que há grande perda de minerais pelo suor, especialmente do cloro, sódio e potássio. O fornecimento de sal mineral também estimula o consumo de água e auxilia o animal na manutenção da volemia (volume sanguíneo).

O funcionamento da flora intestinal tem grande influência no desempenho do animal. Portanto, a matéria-prima utilizada para a fabricação das rações deve ser de boa qualidade, para que possam ser devidamente digeridas e absorvidas pelo organismo. Outro aspecto importante é a presença da fibra longa, ou seja, o volumoso – como feno de alfafa e/ou o feno de gramínea ou até mesmo o capim in natura (capim verde) – é essencial para o funcionamento adequado do sistema digestivo e deve ser fornecido à vontade.

A Guabi, uma das mais conceituadas empresas no segmento de nutrição e saúde animal, com o objetivo de fornecer bem-estar animal e o melhor desempenho dos cavalos atletas durante as provas, desenvolveu um produto extrusado e altamente energético – Equiturbo – ideal para cavalos de alta performance por proporcionar rápida liberação de energia, alta digestibilidade e palatabilidade. Por conterem carboidratos, óleo vegetal e melaço, conferem uma interação perfeita na disponibilidade do equilíbrio energético. Toda a linha da Guabi desenvolvida para cavalos atletas será apresentada durante o 39º Campeonato Nacional – Conformação e Trabalho – organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que acontecerá entre os dias 16 e 24 de julho, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP.

A Equitage Pólo é uma ração que possui níveis reforçados de minerais orgânicos, aminoácidos essenciais e probióticos, que promovem o povoamento microbiológico do ceco e favorecem o funcionamento da flora intestinal. Além disso, é formulada com alto nível de aveia laminada, o que fornece grande quantidade de energia a partir do carboidrato, excelente para animais em treinamento intenso, principalmente aos animais submetidos à prova de explosão.

A Equitage Supreme – ração multipartículas (Sweet Feed) – altamente energética e com alto índice de gordura, formulada com níveis de minerais e vitaminas ideais para equinos submetidos ao trabalho intenso. Excelente também para preparo de animais para leilões. A Equitage com Laminados é recomendada para equinos adultos que realizam um trabalho moderado a intenso.

Além de fornecer uma dieta adequada, é necessário que os limites do animal, hábitos, horários de descanso e refeições sejam respeitados, evitando ao máximo as causas de estresse que possam influenciar negativamente no seu desempenho durante as competições. Para fornecer mais confortabilidade, a Guabi possui em seu portfólio o Horsecrek – composto de substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso e metabolismo energético do animal. Um dos elementos é o triptofano – um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina – o hormônio do bem-estar. Apresenta também níveis altos demagnésio e de cromo, que além de auxiliarem o metabolismo da serotonina, participam na degradação do cortisol, ajudando ainda mais a redução do estresse. O Horsecrek também pode ser fornecido como uma recompensa nutritiva após trabalho e manejo com os equinos, valorizando estes momentos e aprimorando a relação homem x cavalo.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 40 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade e confiabilidade, voltados para o bem-estar das pessoas e dos negócios. Procurando sempre investir em ingredientes inovadores e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado para criadores, é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Sua linha de produtos abrange rações completas, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes, para atender as diferentes necessidades nutricionais e fases de crescimento de: peixes e camarões, equinos, bovinos de corte e de leite, aves de corte e de postura, coelhos, caprinos, ovinos, entre outras espécies de animais de produção. Atualmente, a Guabi possui seis unidades fabris distribuídas pelo Brasil, além de dois Centros de Distribuição localizados na região Nordeste e de seu Escritório Nacional, em Campinas/SP.

Fonte: Jornal Dia

Deixe uma resposta