Afinal, por que os gatos gostam tanto de tomar sol?

Veterinária explica que, por serem caçadores noturnos em seu ambiente natural, os felinos acabam dormindo muito durante o dia

karepa / stock.adobe.com
Atenção com os hábitos ao sol se o seu gato é filhote ou idoso: há riscos de insolaçãokarepa / stock.adobe.com

Alguns tutores até sabiam que seus gatos gostavam de um calorzinho, mas não tinham ideia de que era tanto desde que passaram a ficar mais tempo em casa observando o comportamento dos seus bichanos. Mas, afinal, por que os felinos se amarram tanto em um solzinho? Porque são gatos, e gatos têm adoração por um calorzinho, o que ajuda a explicar aquela insistente mania de ficar sentando em cima das pernas do seu tutor mesmo quando ele quer jantar sossegado e em paz. E se tem um animal que pode se dar ao luxo de tomar sol tranquilamente sem ser devorado por seus predadores são os felinos.

A cena é bastante comum nesta época do ano e muito apreciada pelos tutores. Quem não acaba relaxando junto com o gato ao vê-lo todo esticado na janela da sala pegando os raios solares diretamente no corpo? Gato sabe o que é bom. E é de dar inveja a facilidade com que tomam sol sem ter culpa nenhuma de ficar ali, sem fazer coisa nenhuma que não seja usufruir do prazer.

E de onde vem?

O costume, saiba, é milenar, uma herança dos antepassados deles. Sabe aqueles programas de vida selvagem que mostram uma família inteira de grandes felinos tirando uma soneca debaixo do sol? Pois é, isso vem daí. Só grandes predadores podem ficar no sol desligados da vida sem ter medo de virar almoço de um animal maior.

A herança é tão expressiva que muitos gatos, mesmo sendo domésticos, ainda procuram ambientes quentes para repousar. Mas existe uma explicação científica para esta busca pelo calor que se percebe nos felinos. Esse resquício do passado também explica porque seu bichano elegeu como o melhor lugar da casa o sofá na frente da lareira, o xale da vovó, o cobertor quentinho em cima da cama ou até mesmo aquele minúsculo espaço ao lado da televisão.

Calor e energia

Felinos, em seu ambiente natural, costumam ser caçadores noturnos. Essa característica também ajuda a explicar porque seu bichano dorme tanto durante o dia.

Consequentemente, boa parte dos felinos só começa a estar mais ligado ao que acontece ao seu redor mais para o final do dia. Para ajudar o tempo a passar, alguns gatos podem passar a tarde inteira dormindo, e isso será melhor se for sobre uma superfície quente. Por ser fonte de energia, muitos felinos conseguem armazená-la durante o dia para usá-la mais tarde na busca pelo alimento.

Nos ancestrais dos nossos gatos, o calorzinho da tarde podia ter vital importância – ainda mais para aqueles que viviam em regiões frias. Sendo assim, dormir enquanto havia o calor do sol era uma forma inteligente de se obter energia. Durante esse sono diurno, com a ajuda do calor e do repouso muitas reações químicas relacionadas à digestão e ao metabolismo ocorriam no organismo, um costume que contribuía para o melhor desenvolvimento do felino.

Embora os gatos de hoje não sofram com o frio noturno e não precisem gastar a energia caçando à noite, os hábitos milenares não foram perdidos. O sol que aquece os corpos segue sendo uma fonte vital de energia que deve, sempre que possível, ser preservada. Por conta dessa falta do que fazer – gatos não passam fome nem frio -, eles podem então se dar ao luxo de tomar sol pelo puro prazer de usufruir do calor.

Atenção com filhotes e gatos idosos

Tomar sol pode ser bom para os gatos, mas tenha cuidado quando seu animal for filhote ou idoso. Isso porque eles podem se passar no horário e sofrer por conta da insolação. É, gato tem dessas também.

Apesar de os felinos, ao se sentirem mal com o calor, procurarem locais mais frios, isso não poderá ser feito se eles estiverem limitados a ambientes pequenos, como a área de serviço e a sacada. Portanto, cuidados extras se você os deixa no quarto com uma estufa ou ar-condicionado ligado. O mesmo vale para a frente da lareira.

Gato ofegante e com a língua para fora? Pode ter certeza de que não está curtindo nem um pouco o ambiente “sauna” que você preparou para ele. Fique ligada: sol da tarde é uma coisa, mas excesso de calor gerado por fogo ou eletrodomésticos pode fazer com que ele passe muito mal.

Fonte: GauchaZH

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *