Agroceres PIC lança vídeos educativos de biossegurança na suinocultura

Didáticos e com linguagem objetiva, os vídeos apresentam as normas, procedimentos e protocolos de biossegurança que devem ser praticados nas unidades de produção de suínos…

Agroceres PIC lança vídeos educativos de biossegurança na suinocultura

Reavaliar o conjunto de normas, ações e procedimentos voltados à prevenção e controle de agentes infecciosos nos sistemas de produção de suínos é um exercício estratégico, ainda mais em tempos marcados pelo avanço de ocorrências sanitárias. Afinal, rever os programas de biossegurança e seus protocolos permite não apenas mapear os riscos e identificar vulnerabilidades, como pôr à prova práticas rotineiras; todos requisitos primordiais para o aperfeiçoamento contínuo dos modelos de defesa sanitária usados pelos produtores.

Atento a essa premissa, a Agroceres PIC acaba de produzir os três primeiros episódios, de uma série de dez vídeos educativos, que têm como tema principal as práticas para garantia da biossegurança nas unidades de produção de suínos. O primeiro episódio aborda os procedimentos que precisam ser seguidos antes da entrada em uma unidade de produção de suínos, como o tempo de vazio sanitário, por exemplo, o segundo trata da definição das áreas limpa, intermediária e suja de uma granja de suínos, assim como os perímetros que as delimitam e o terceiro sobre os procedimentos de biossegurança necessários para entrada de pessoas na unidade de produção.

“A reemergência de doenças virais e bacterianas que acometem suínos, e o surgimento de novas patologias, associadas à agentes que ainda não haviam sido descritos nos sistemas de produção, em diferentes países, impõem sérios riscos sanitários à suinocultura. Essa situação reafirma a necessidade de aprimorar nossos mecanismos de monitoramento e controle de novas e velhas enfermidades”, afirma José Paulo Hiroji Sato, do Departamento de Serviços Veterinários da Agroceres PIC. “Nosso objetivo ao produzir esses vídeos é ressaltar a importância da educação sanitária na suinocultura e fortalecer a cultura da biossegurança entre os colaboradores e parceiros da Agroceres PIC e a comunidade suinícola em geral”, completa o especialista.

Realizados em parceria com a PIC, os três primeiros vídeos da série foram publicados em três idiomas – português, inglês e espanhol – e já estão disponíveis, na seção Canal Técnico, no site da Agroceres PIC.

Link para os Vídeos

Deixe uma resposta