NR12 – Arranjo físico e instalações

      Nenhum comentário em NR12 – Arranjo físico e instalações

Atualmente além de termos equipamentos eficientes e com sistemas de segurança para operação, precisamos ter também uma boa instalação. Não adianta ter um equipamento de última geração, com todos os sistemas de proteção se o operador não tiver espaço necessário para executar o trabalho.

Aproveitando a introdução já entramos nos primeiros parágrafos da NR-12 com foco nas instalações, essas áreas de circulação devem estar devidamente sinalizadas,ou seja, onde forem transitar os pedestres os caminhos devem ser demarcados no chão, com as faixas amarelas e possuírem pontos de travessia em vários locais da fábrica, sem obstruções para que os pedestres não tenham que alterar seu trajeto e ainda correr o risco de se acidentes.

Todos os itens de utilização da fábrica sejam matéria prima ou produto acabado, devem estar em local devidamente demarcado e seguindo as normas (BPF – Boas práticas de Fabricação).Cada equipamento tem uma particularidade, os gestores de empresas e os fabricantes de máquinas devem analisar cada equipamento prevendo como o operador pode utilizar o equipamento sem que ele se acidente ou desenvolva uma doença relacionada ao trabalho. Os equipamentos com funções de abaixamento ou levantamento de peso, devem ser fabricados levando em consideração esses cuidados.

Atualmente, os projetos de fábrica de ração que tenho desenvolvido, me preocupo especialmente com as distâncias mínimas entre cada equipamento para que se tenha um espaço adequado para manutenção, troca de peças e até mesmo para fazer a higienização dos equipamentos. Nem sempre é possível, principalmente em projetos de adequação, porque nem sempre o cliente tem condições de expandir o prédio. Mesmo assim, procuro deixar espaço suficiente para que a movimentação de pessoal em trabalho e em manutenção possa ser adequado e seguro.

A NR-12 pode ser aplicada desde o início do projeto de desenvolvimento de uma fábrica de ração.

Sobre o piso das fábricas, podemos atentar algumas diretrizes:

  1. devem sermantidos limpos e livres de objetos, ferramentas e quaisquer materiais que ofereçam riscos de acidentes;
  2. devem ter características de modo a prevenir riscos de provenientes de graxas, óleos eoutras substâncias e materiais que os tornem o piso escorregadio;
  3. devem sernivelados e resistentes às cargas a que estão suje

Essas características já foram descritas nos textos sobre BPF dentro do Portal R2S. As novas empresas devem seguir junção de várias leis para que tenha liberação da produção aprovada.

Estamos trabalhando esse ano, no Portal R2S, os pré-requisitos para implantar o BPF. Um deles atende os próximos itens do 5S, O SEITON que é o senso de organização. O SEITON  complementa as orientações da NR-12 no que se refere à organização das ferramentas ou utensílios utilizados pelos equipamentos no processo produtivo. Um bom exemplo de SEITON, dentro de uma fábrica de ração, é o espaço destinado à extrusora na fábrica de ração, as matrizes que não estão sendo utilizadas devem estar na estante ou raque de armazenagem mantendo a organização do ambiente e facilitando a manutenção quando necessário.

Hoje a maior parte dos equipamentos trabalham de forma estacionária, ou seja, não se movimentam, assim devem permanecer para que não se desloquem dentro da empresa. Para que isso se garanta, os equipamentos devem estar chumbados ou ancorados no chão e, além disso, devem ser instalados sistemas anti-vibração dos equipamentos para que esse não transmita a vibração para a estrutura dos equipamentos.

Um grande problema que enfrentamos hoje é o grande número de equipamentos usados em uma fábrica e a necessidade de adequação do manual de uso desses equipamentos de acordo com a NR-12. Para essa adequação é necessário consultar vários profissionais ou um que conheça bem o equipamento e suas funcionalidades.

Os equipamentos móveis, por possuírem rodízio também precisam de travas em suas rodas para garantir a estabilidade e não machucar ninguém durante o processo produtivo. Pelo menos duas rodas devem possuir as travas.

Esses equipamentos móveis devem ter sistema de segurança e devem ficar posicionados de modo que não ocorra transporte e movimentação na operação de outros equipamentos.

Textos Anteriores:

NR12 – Prevenindo Acidentes e aperfeiçoando equipamentos;

NR12 – Elaboração de manual de instrução para maquinas e equipamentos;

NR12 – Operadores e Capacitação.

NR-12 Movimentação dos equipamentos e aspectos ergonômicos;

Até a próxima, e um forte Abraço!

Rafael Resende Silva

Deixe uma resposta