Comissão divulga o regulamento 2018 do Concurso de Qualidade de Ovos

Pela primeira vez o Concurso da Capital do Ovo terá 18 juízes, dois deles para operar a máquina Digital Egg Tester.


A comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018 divulgou oficialmente o regulamento do evento, que acontece em 11 de julho, como parte da programação da 59ª Festa do Ovo. O concurso bastense é o maior evento do gênero no mundo e o mais tradicional do país.

Neste ano, a novidade do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos é a ampliação do quadro de juízes que analisarão as amostras de ovos inscritos. Serão 18 juízes a avaliar e decidir quais granjas serão destaque em qualidade de seus produtos. Nos anos anteriores, o número de juízes era 13.

No total, serão premiados os seis melhores ovos de galinha nas categorias Ovos Brancos e Ovos Vermelhos e os três melhores Ovos de Codorna. Os 15 ranqueados receberão troféus no sábado da Festa do Ovo, em 14 de julho, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, em Bastos (SP), Capital do Ovo.

Maior agilidade

O avicultor Rodrigo Ono, que preside a comissão organizadora do Concurso 2018, explica que neste ano serão quatro equipes de juízes para avaliar as amostras inscritas, e duas máquinas digital Egg Tester em ação para aferir índices científicos de qualidade dos ovos. Entre os índices aferidos está a Unidade Haugh de cada ovo testado. Trata-se de uma unidade científica internacional que aponta o índice de qualidade do ovo.

Rodrigo Ono explica que essa inovação foi necessária para buscar maior agilidade nas análises dos ovos inscritos. “Nossa expectativa é facilitar o trabalho de todos os julgadores e dar maior celeridade na fase de medição dos índices analisados pela Digital Egg Tester, cada uma delas gerenciada por um juiz-operador da máquina. Estamos empenhados em fazer um Concurso ágil, que confirme sua alta confiabilidade e que orgulhe nossa Capital do Ovo em seus 90 anos”, diz o presidente, referindo-se ao 90º aniversário de Bastos, comemorado ao longo deste ano.

Regulamento do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018

1. Para o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018 serão aceitas inscrições provenientes de granjas avícolas de qualquer município do Brasil.

2. Os ovos deverão ser entregues a partir das 10 horas até as 12 horas do dia 11 de julho de 2018 (quarta-feira), no Salão de Eventos Alto Astral, localizado na Rua Presidente Vargas nº 680 – Centro, em Bastos (SP). Os ovos recebidos após esse horário não participarão do concurso. Os produtores que tiverem alguma dúvida sobre este regulamento e queiram maiores esclarecimentos antes de se inscreverem devem entrar em contato com os seguintes membros da comissão organizadora: Rodrigo Ono (14 – 99172-4770), Gustavo Nagai (14 – 99655-2809), Fabio Murakami (14 – 99601-2438).

3. Os avicultores deverão participar com sua respectiva granja. Cada granja pode inscrever até 2 (duas) amostras de ovos por categoria: 2 (duas) na categoria Ovos Brancos, 2 (duas) na categoria Ovos Vermelhos e 2 (duas) na categoria Ovos de Codorna. Para efeito de inscrição, a Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2018 considera como “granja” uma unidade empresarial com administração e processo produtivo centralizados em uma marca – não importando se a granja tem mais de uma razão social agrupada sob a mesma identidade ou filiais e arrendamentos – desde que todas as unidades utilizem a mesma estrutura de processamento de ovos, fábrica de ração, cria e recria, entre outros processos. No caso da participação de cooperativas, considera-se cada cooperado como uma granja independente e, portanto, apta a participar com uma inscrição, cada um.

4. No ato da inscrição o avicultor deve, obrigatoriamente, informar o nome da granja, o nome do produtor, seus números de contato de telefones fixos, celular e WhatsApp, se houver, para que a Comissão Organizadora possa rapidamente fazer contato para o caso dele ser o Campeão de Qualidade. O campeão em cada uma das categorias se compromete a dar entrevista e permitir fotos para reportagens para as mídias que estiverem presentes na cobertura do evento, e devem se dirigir ao local do evento logo após ser comunicado do resultado. É sugerido (desejável) que o produtor informe também o e-mail para contato, a linhagem genética e também a nutrição utilizada.

5. Cada amostra deverá conter 30 (trinta) ovos, acondicionados em bandejas de 30 unidades.

6. Os ovos poderão ser acondicionados em qualquer bandeja. Os produtores que quiserem podem entregar os ovos já nas bandejas oficiais do Concurso, devendo para isso solicitar as bandejas à Comissão Organizadora. Porém, a Comissão Organizadora do Concurso 2018 efetuará a troca de TODAS as bandejas no momento da recepção, respeitando a posição de colocação original dos ovos. Eventuais quebras após a entrega dos ovos não penalizarão o produtor participante do Concurso.

7. Os ovos brancos serão expostos em bandejas de cor verde. Os ovos vermelhos, em bandejas de cor cinza. Os ovos de codornas, em estojos apropriados.

8. A recepção e codificação das amostras serão feitas por um membro neutro (não concorrente) e de altíssima confiabilidade da Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos e por seus prepostos (estagiários-voluntários). Os membros da Comissão Organizadora que são participantes do Concurso (concorrentes) não participarão da recepção nem da codificação dos ovos.

9. Será permitida a presença de fiscais particulares somente até o momento da inscrição, não tendo eles acesso à codificação das bandejas.

10. Cada amostra será identificada apenas por códigos até o final do julgamento.

11. No local do julgamento – que será RIGOROSAMENTE isolado – somente será permitida a presença da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora, dos estagiários voluntários e da imprensa credenciada, sendo expressamente proibida a presença de outras pessoas que não tenham envolvimento direto com o evento.

12. A Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2018 é a responsável pelo fluxo de ovos, desde a recepção até a mesa de julgamento.

13. A Comissão Julgadora não participará da recepção nem da codificação dos ovos.

14. A Comissão Julgadora chegará ao local do evento às 13 horas, horário de início dos trabalhos de julgamento.

14.1. Seguindo procedimentos padrões de BPP (Boas Práticas de Produção) e BPF (Boas Práticas de Fabricação), TODOS os envolvidos na manipulação dos ovos (Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e os estagiários-voluntários) não devem usar anéis, brincos, pulseiras, esmalte, maquiagem e perfume para evitar a contaminação das amostras.

15. A Comissão Julgadora será formada por 18 (dezoito) membros-juízes, todos profissionais que atuam na área avícola, podendo ser técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e pesquisadores; 2 (dois) juízes são os operadores da máquina Digital Egg Tester, equipamento que faz análises dos ovos por leitura a laser e somente atuarão na fase de análise através da máquina. É obrigatória uma renovação parcial do quadro de juízes a cada ano, medida que visa estimular – entre os profissionais e empresas do segmento avícola – a expansão dos conhecimentos que envolvem o evento, criando um ambiente favorável a inovações e enriquecimento científico do Concurso de Qualidade. A renovação parcial também tem por objetivo evitar possíveis vícios gerados por repetições do mesmo quadro de juízes.

16. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE GALINHA

A avaliação dos OVOS DE GALINHA terá 4 etapas:

1ª etapa: Avaliação visual da qualidade externa das amostras de ovos. Nesta etapa os 16 (dezesseis) jurados individualmente farão a votação levando em conta o aspecto estético. Nessa etapa os juízes não podem tocar os ovos. Esta primeira etapa seleciona as 12 (doze) melhores amostras de Ovos Brancos e as 12 (doze) melhores amostras de Ovos Vermelhos.

2ª etapa: As melhores amostras selecionadas na etapa anterior (1ª etapa) são novamente analisadas pelos jurados (em grupos), agora em uma avaliação (subjetiva e sensorial) minuciosa da qualidade externa da casca dos ovos. Aqui os juízes podem tocar e examinar minuciosamente os ovos, porém respeitando a posição original de cada ovo.

3ª etapa: Aqui os jurados (em grupos) farão a avaliação visual (subjetiva e sensorial) da qualidade interna (clara e gema) de 6 (seis) ovos de cada amostra. Aqui serão escolhidos os mesmos 6 ovos (posições pré-definidas) para todas as bandejas.

4ª etapa: Através da máquina Digital Egg Tester, será feita a avaliação de medição dos parâmetros quantitativos de qualidade dos ovos, feita em 4 (quatro) ovos de cada amostra. Aqui também serão escolhidos os mesmos 4 ovos (posições pré-definidas) para todas as bandejas.

16.1. Os ovos de galinha deverão ter peso mínimo de 60 gramas. Serão desclassificadas as amostras que tiverem ovos fora deste padrão de peso mínimo.

16.2. Serão passíveis de perda de pontos os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho e/ou de cor, defeitos de formato e de textura, e sujeiras na casca.

16.3. Igualmente serão passíveis de perda de pontos, também, os ovos que tiverem internamente mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência da clara, e descentralização da gema.

16.4. Os OVOS DE GALINHA avaliados pela máquina Digital Egg Tester devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações (consideradas ideais):

Resistência da casca (>= 6,00 kgf); Espessura da casca (>= 0,47 mm); Unidade Haugh (>= 90,0 UH para ovo vermelho / >= 95,0 UH para ovo branco); Cor da gema (8,0 a 10,9 para ovo branco / 9,0 a 11,9 para ovo vermelho), de acordo com o leque de cores da DSM (antigo leque da Roche).

16.5. Os OVOS DE GALINHA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico, ou seja, a parte mais estreita. A medição da espessura da casca será feita apenas na casca, SEM a membrana. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo.

16.6. Os critérios de desempate (se necessário) serão: 1) A primeira votação; 2) Resistência da casca; 3) Unidade Haugh.

17. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE CODORNA

A avaliação dos OVOS DE CODORNA terá 3 etapas:

1ª Etapa: Avaliação visual da qualidade externa (casca) das amostras dos ovos, em que os 16 (dezesseis) jurados individualmente farão a votação levando em conta seus aspectos estéticos. Nesta etapa os juízes não podem tocar os ovos. Esta primeira etapa seleciona as 6 (seis) melhores amostras.

2ª Etapa: Agora reunidos em grupos, os jurados farão a avaliação visual da qualidade interna (clara e gema) de 4 (quatro) ovos de cada amostra. Serão escolhidos os mesmos 4 ovos de cada bandeja em posições pré-definidas.

3ª Etapa: Avaliação da espessura de casca desses mesmos quatro ovos cortados, através de análise específica na máquina Digital Egg Tester.

17.1. Os OVOS DE CODORNA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico. A medição da espessura da casca do ovo de codorna será feita na casca COM a membrana, devido a dificuldades operacionais. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo de codorna em análise.

17.2. Os critérios de desempate (se necessário) serão: 1) A primeira votação; 2) Avaliação de espessura de casca; 3) Avaliação Interna.

18. Casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora e sua decisão é soberana e irrecorrível.

19. O ato da entrega dos ovos para o Concurso pressupõe total aceitação deste Regulamento.

20. Haverá premiação para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Brancos, assim também para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Vermelhos. Na categoria Ovos de Codorna serão premiados os três primeiros lugares classificados no Concurso.

Será premiada somente a melhor amostra de cada participante em cada uma das categorias que estiver participando, ou seja, não haverá repetição.

Os troféus transitórios para os campeões das 3 categorias seguem a regra tradicional: Fica com a posse definitiva do troféu transitório o primeiro produtor que conseguir 3 (três) vitórias consecutivas ou 5 (cinco) vitórias não consecutivas (alternadas).

21. Haverá sorteio, durante a Festa do Ovo 2018, de valiosos brindes entre os participantes não premiados. Esta lista será divulgada, ainda antes da realização do Concurso, na mídia e também nas páginas do Concurso no facebook.

Fonte: Avicultura Industrial

Deixe uma resposta