A ensilagem é uma técnica de conservação. O Rondônia Rural falou neste domingo (4) sobre a importância do processo em tempos de estiagem.

O programa Rondônia Rural começou a exibir neste domingo (4) uma série de quatro episódios sobre o Projeto Ensilagem do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) do campus de Colorado do Oeste (RO). Estudantes, professores e pesquisadores desenvolveram um modelo de ensino e extensão rural por meio de vídeos e aplicativos para celulares. A técnica, que é repassada em sala de aula, ganha um formato diferente na prática e chega ao produtor rural pela internet.
Com a estiagem, entre os problemas enfrentados pelos produtores está a falta de alimento para o gado. A técnica de ensilagem é uma das estratégias que podem ser adotadas durante o período da seca.
“A ensilagem é uma técnica de conservação do alimento [pasto]. A silagem, que é o produto obtido por meio do processo de ensilagem, é o que vai para o cocho para os animais consumirem”, explica o professor Rafael Henrique dos Reis, do Ifro.
No momento da ensilagem acontece uma série de transformações dentro do silo, segundo o professor, principalmente a produção de alguns ácidos orgânicos.
“Quando o ambiente fica ácido, ele acaba impedindo que alguns microrganismos possam deteriorar a forragem que é colocada dentro do silo. No final do processo se tem a silagem pronta. Volumoso conservado para os animais utilizarem, principalmente no período de seca”.
Projeto Ensilagem
O projeto surgiu dentro do grupo de pesquisa, Câmara Escura, e tem como objetivo estudar as relações entre o ensino e as tecnologias.
Os estudos iniciais para o Projeto Ensilagem, conforme o professor do Ifro, Glauber Bedini, começam a partir da problemática de que tanto o corpo docente quanto os alunos precisavam de um aprofundamento no tema. Foi observado também, que os próprios produtores tinham muitas dúvidas referente ao assunto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/r/m/KitmL1TSurpZRodhM2dw/mundo-da-ensilagem.png)
Vídeos são disponibilizados em um canal por plataforma digital com o perfil de “Mundo da Ensilagem” — Foto: Rondônia Rural / reprodução
Diante da problemática, foi montado um grupo composto por pesquisadores, professores e estudantes para abordarem o tema e tudo o que o envolvia. Esse grupo passou a desenvolver conteúdos de conhecimentos técnicos, mas com a missão de transformar a linguagem específica em uma linguagem mais acessível aos produtores, por exemplo.
O conteúdo e vídeos que são produzidos pelo grupo são disponibilizados em plataforma digital e também em aplicativo para celular.
O segundo episódio da série será exibido no programa Rondônia Rural no próximo domingo (11).
Fonte: G1 Globo