Dois estados estão atrasados na colheita da soja no Brasil

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná já concluíram os trabalhos. Confira quem ainda tem o grão para colher!

colheitadeira despejando soja
Foto: Madson Maranhão / Governo do Tocantins

A colheita de soja atinge 92,7% da área estimada de 36,4 milhões de hectares, conforme levantamento da consultoria Safras & Mercado. Houve avanço de 3,6 pontos percentuais no comparativo com a semana anterior, quando a colheita era de 89,1%. Os trabalhos estão adiantados em relação a igual período do ano passado (91,3%), e também frente à média para o período, de 90,1%.

Mas não são todos os estados que estão avançados. Em Santa Catarina e Bahia os trabalhos estão levemente abaixo do ritmo habitual. Os catarinenses colheram até o momento 83% da área de 720 mil hectares, ante os quase 87% da média histórica e os 84% do ano passado. Já o estado do Nordeste retirou apenas 62% da área, contra os 77% do ano passado. As chuvas são as grandes responsáveis pelos atrasos na Bahia.

Em contrapartida, Paraná, Mato Grosso, Goiás e São Paulo concluíram a colheita antes do esperado e da média para o período. O Rio Grande do Sul, segue bem mais adiantado que no ano passado, já que colheu 79% até a última quinta-feira, ante os 66% de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *