Emater promove curso gratuito de empreendedorismo rural

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Após a formalidade de entrega dos certificados, estava previsto uma palestra motivacional aos alunos.

Nesta quinta-feira (29), aconteceu a formatura do primeiro curso de empreendedorismo e desenvolvimento para juventude rural no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (CETAC).

Participaram do curso 27 jovens agricultores dos municípios de Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul, de famílias assistidas pela Emater Ascar.

Foram cerca de 8 meses de estudos dentro do CETAQ, dividido em 8 módulos, que abordaram desde o funcionamento de uma agroindústria, o mercado institucional, o cooperativismo até questões sociais, culturais e econômicas na agropecuária.

— Nossa preocupação era dar para eles uma formação integral no sentido de reconhecerem a importância e o valor de ser agricultor. Quando recebemos os jovens eles tinham uma visão de mundo, não conheciam a fundo a propriedade rural e hoje eles retornam para casa com outra percepção.

O curso foi totalmente gratuito e a Emater disponibilizou de transporte aos alunos, tanto para as aulas, quanto para excursões à propriedades e agroindústrias locais para complemento da teoria. Um dos locais visitados foi o Restaurante Universitário, da Universidade Federal de Pelotas, que oferece comida aos estudantes a um custo de R$2,00.

— Esse curso não acaba aqui. Durante os módulos, os técnicos da Emater estiveram acompanhando as famílias dentro das propriedades para dar orientação e ver como estava na prática o que os jovens recebiam na teoria. No final do curso cada jovem teve que desenvolver um projeto produtivo, dentro da agricultura, que terá continuidade agora. Temos o compromisso de seguir dando orientação a esses jovens.

Fonte: Cangucu Noticia

Deixe uma resposta