Embrapa tira dúvidas dos criadores de gado de corte

      Nenhum comentário em Embrapa tira dúvidas dos criadores de gado de corte
embrapa-Duvidas-foto luiz leal.png5
Ferramenta gratuita apresenta informações para esclarecer pecuaristas – Luiz Leal/Embrapa

Os produtores rurais contam com um ambiente virtual para esclarecer as principais dúvidas sobre pecuária de corte. É o FAQ Gado de Corte, que pode ser acessado, gratuitamente, direto pela internet ou por aplicativo. A ferramenta reúne mais de 700 perguntas e respostas, divididas por categorias e tags, com subsídios de técnicos e apoio de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

O objetivo das equipes de comunicação e transferência de tecnologia da unidade da Embrapa foi apresentar, de forma clara, simples e eficiente, informações sobre a rotina do pecuarista. Muitas delas provocam dúvidas no produtor, como “quando usar silagem na alimentação de gado de corte” e “qual a época de plantio de pastagens”.

De acordo com a Embrapa, a base do banco de dados é o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que recebe, em média, 20 questionamentos/dia, e o livro da Série 500 Perguntas 500 Respostas – Gado de Corte(2ª edição).

Confinamento, alimentação animal, cria, cruzamento de raças, pastagem, reprodução e manejo são assuntos em alta no portal, com opção para categorização em economia e administração, fase de cria, fontes de informação, meio ambiente, melhoramento animal, nutrição, recria e engorda, sanidade animal e pastagem.

Para ampliar o acesso ao conhecimento implementou-se o S.A.C. Gado de Corte, aplicativo para dispositivos móveis que permite a consulta a mesma base do FAQ. O acesso aos dados não exige conexão à internet, após a instalação do App e a sincronização com a versão web. Em software livre, o S.A.C. está para sistema operacional Android no Google Play.

Carta de Serviços

O FAQ Gado de Corte é um dos serviços disponibilizados pela Embrapa Gado de Corte e consta na Carta de Serviços 2018 da unidade, em sua 3ª edição. “A Carta é um documento que evidencia o compromisso da instituição com o aprimoramento contínuo de seus serviços e com a busca da excelência em seus processos de gestão”, afirma Ronney Mamede, chefe-geral interino do Centro de Pesquisa.

A publicação, autoria do pesquisador Paulo Henrique Biscola e do editor Rodrigo Carvalho Alva, apresenta aproximadamente 45 serviços à disposição de produtores, técnicos, estudantes, profissionais de áreas afins e demais interessados em conhecer as tecnologias para a cadeia produtiva da pecuária de corte.

Serviços como o FAQ estão presentes ao lado do teste para recomendação de controle do carrapato-do-boi, avaliação de touros jovens (raças Nelore e Senepol), visitas técnicas, atendimento à imprensa, estágios, sumário de touros (raças Hereford, Braford, Nelore, Senepol, Canchim e Caracu), dentre outros.

Há também a possibilidade de capacitação, em cursos como de inseminação artificial, melhoramento animal e novilho precoce, modalidades presencial e à distância, com o apoio de parceiros como Produção Consultoria Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Na Carta há ainda os softwares e aplicativos desenvolvidos pela equipe técnica. Suplementa Certo, Sumário de Touros (Nelore e Senepol), CustoBov, Pasto Certo e Controlpec são alguns deles.

No documento, o usuário encontra os canais para esclarecimentos e acompanhamento de cada serviço – correio eletrônico, telefones, endereço, horário de atendimento, site e tempo de resposta.

Pastagens, nutrição, melhoramento animal, meio ambiente, sanidade, pecuária de precisão, análise de risco, gestão da cadeia produtiva, socioeconomia, sistemas integrados e ovinocultura são as principais áreas de atuação da Embrapa Gado de Corte. Os estudos, em sua maioria, ocorrem na sede em uma área de 3 mil hectares e outra de 1,6 mil hectares, situada a 40 km de Campo Grande.

Fonte: Agro em Dia

Deixe uma resposta