Evento discute as implicações da IN 14 na suinocultura

Instrução Normativa 14 (IN 14) estabelece critérios e procedimentos para fabricação, comercialização e uso de produtos na alimentação animal

Manter elevada a eficiência produtiva para a competitividade na suinocultura diante do cenário de uso cada vez mais restrito de antimicrobianos é hoje um dos temas que têm tirado o sono dos profissionais do setor. A Instrução Normativa 14 (IN 14), publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece critérios e procedimentos para a fabricação, comercialização e uso de produtos para alimentação animal com medicamentos de uso veterinário, está diretamente ligada ao tema e, por isso, terá um painel dedicado a ela durante o III Encontro Técnico da Abraves – Regional São Paulo, que vai acontecer no sai 17 de julho, no Instituto de Zootecnia (IZ), em Nova Odessa.

Com o tema Restrição ao uso de antimicrobianos, o 2º painel do evento, no período da tarde, vai reunir representantes do Mapa, da indústria de rações e uma especialista em Boas Práticas de Fabricação (BPF). O objetivo é promover um debate sobre o posicionamento do Mapa em relação à IN 14 e suas implicações para a indústria de rações e a implementação prática desta normativa, explicou a médica veterinária e presidente da Abraves – regional São Paulo, Izabel Muniz. “O objetivo é reunir um representante de cada lado desta questão para que cada um possa expor exemplos bem-sucedidos e desafios na implementação destas medidas e assim poder contribuir para que esta transição na atividade aconteça com menor impacto econômico para os produtores”.

O debate será aberto pela representante do Mapa, Suzana Breslau. Em seguida, o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani, vai apresentar as “Implicações para a indústria de rações – IN 14”. E, logo depois, a médica veterinária especialista em suínos especializada em assuntos regulatórios e boas práticas de fabricação, Denise Gregori, vai abordar a “Implantação da IN 14 na prática – BPF”. Este painel será moderado pela médica veterinária Cherlla Romeiro e terá uma mesa de debates com os participantes a partir das 15h50.

O evento tem o apoio das principais empresas do setor, como Agroceres PIC, APC do Brasil, Basetto Agropecuária, Bayer, Ceva, Imeve, Hipra, MCassab, MSD Saúde Animal, Neogen, Nutriad, Olmix, Ourofino Saúde Animal, Poli-Nutri, Safeeds Nutrição Animal, Sauvet, Topigs Norsvin, Trouw Nutrition, Vetanco e Yes. Também concederam apoio institucional ao encontro Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e a equipe da SusPira – USP Pirassununga.

Fonte: Suinocultura Industrial

Deixe uma resposta