Gatos podem beber leite? Saiba mitos e verdades sobre o assunto

Em animais adultos, o leite pode desencadear diarreias e vômitos.

Pexels / Divulgação
Pexels / Divulgação

Mas alto lá! Filhotes, sem o leite, não sobrevivem, não é mesmo? Então como é que fica?

A zootecnista Geruza Silveira Machado, doutora em Nutrição Animal de cães e gatos, explica que  gatinhos até os 45 dias de vida podem consumir leite. Isso porque nesta fase eles produzem a enzima lactase, aquela que digere a lactose do leite. Após esse período, porém, muitos deles perdem a capacidade de produzir essa enzima, e não conseguem mais metabolizar a lactose. Por essa razão, e principalmente em animais adultos, o leite pode provocar diarreia e vômito.

Inconscientes desse fato, tutores, não raro, usam e abusam do consumo de leite, até porque o gato também ajuda. Às vezes ele não facilita em nada o diagnóstico, porque parece gostar do alimento.

Contudo, há casos em que o tutor reclama de fezes moles e diarreia, e isso ter a menor suspeita de que o uso do leite pode ser o causador dessa indigestão.

Assustou-se? Vamos devagar. Cabe lembrar que há gatos que podem digerir a lactose assim como seres humanos. No entanto, mesmo que seu Mimi aprecie um bom leitinho, saiba que, na idade adulta, por ser rico em cálcio, o leite pode contribuir para a formação de pedras nos rins.

Fonte: Gaucha ZH

 

Deixe uma resposta