Improdutividade à vista: 30% das fazendas ainda suplementam gado com sal branco

dimensao-localizacao-distancia-cocho-mineral-claudio-haddad

O número é ainda muito expressivo para o país que é um dos principais produtores e maior exportador mundial de carne bovina. 30% das fazendas brasileiras de pecuária usam somente o sal branco como forma de suplementação. Foi o que alertou ao Giro do Boi desta quinta, 23, o especialista em nutrição e produção animal e diretor de pesquisa da Nutripura, Lainer Leite.

“A gente tem uma questão cultural. […] É uma economia que acaba afetando diretamente a produção. Não existe custo x benefício fazendo isso. Os animais vão atrás do sal branco pelo sódio, mas no sal branco não tem os outros macro e micro minerais para que os animais supram essas deficiências e consigam term altas produtividades ou pelo menos o desempenho que eles podem alcançar”, advertiu Leite.

Segundo o especialista, a correta suplementação precisa de outros componentes para que os animais mantenham o ganho de peso em condições adversas das pastagens. “A gente não pode abrir mão de certas tecnologias. Macro e micro minerais, a gente sabe que têm uma função importantíssima no desenvolvimento dos animais. O uso da ureia neste período ajuda demais no ambiente ruminal para estes animais continuarem consumindo altas quantidades de matéria seca de pastagem e também terem alta digestibilidade deste capim. Este capim é um pouco diferente, então ele precisa ser tratado diferente, com tecnologias e técnicas para que a gente consiga conquistar o nosso objetivo que é manter ganhos de peso nas diferentes categorias que a gente tem dentro da pecuária, seja na cria, recria ou engorda”, disse.

A nutrição animal será um dos assuntos abordados no simpósio realizado anualmente pela Nutripura, que em 2019 acontecerá dias 28 e 29 de junho na Fazenda Palmares, em Itiquira, estado do Mato Grosso.  Em sua participação no programa desta quinta, Leite trouxe detalhes e fez convite aos produtores interessados no encontro. Nesta edição, o evento terá como tema central “O papel da pecuária no Sistema ILP”. Acessando o link abaixo é possível acompanhar a programação e obter mais informações:

Simpósio Nutripura 2019

Veja a entrevista completa com Lainer Leite pelo vídeo abaixo

Fonte:Giro do Boi

Deixe uma resposta