Liderança e Sucesso

      Nenhum comentário em Liderança e Sucesso

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem a sua volta.”

Lendo essa frase de Maquiavel podemos mergulhar em uma reflexão sobre os tipos de liderança nas equipes.

A primeira forma de reconhecer um líder é observando sua equipe, pois os liderados são o seu reflexo. Muitos líderes, por dominarem um assunto altamente técnico são colocados em cargos de chefia, mas não possuem perfil de liderança.

Como diria Maquiavel, todo aquele que chega a príncipe pela sorte, com pouca fadiga, só com muita se mantém. Todo líder deve estar preparado, formado, deve ser conduzido à liderança por competência, engajamento e proatividade.

Mas como nem sempre é assim, surgem, então, várias formas de liderar. Gostaria de tratar de duas em especial, a liderança autocrática e o coaching, respectivamente.

Usar de autoridade em qualquer situação é desgastante, surgem enfrentamentos constantes, a rebeldia e a intolerância se tornam visíveis nas relações.

As equipes lideradas com autocracia vão aliar-se aos valores de seus líderes. Adotam os tiques, criam um ambiente de disputa e desconfiança. Essa liderança causa diversos impactos negativos nas equipes, porque não existe uma comunicação clara, deixando a equipe sempre em alerta, sobressaltada.

No estilo de liderança atrelada ao coaching, também chamada de Leader Coach, os liderados são mais maleáveis, juntam-se ao líder fielmente, compram suas ideias, porque existe comunicação e empatia. A honestidade é marca forte na equipe, os liderados não têm medo de se expressarem. O respeito é mútuo, encorajando e fortalecendo a equipe. A liderança, nesse caso, é formada pelo conjunto dos melhores, mais competentes, disponíveis e envolvidos.

Uma liderança forte é feita por líderes facilitadores, com conhecimento técnico sim, mas com virtudes e princípios. Líderes que conhecem o negócio, envolvem-se com a política organizacional sem temê-la, porque estão blindados de competência.

Uma verdadeira liderança se constrói com planejamento, projetos, exemplos e muita confiança.

O verdadeiro líder conduz a equipe ao sucesso.

Trabalhe a comunicação com seus liderados, dê feedbacks assertivos, conquiste uma relação de respeito e empatia com a sua equipe.

Sucesso!

Márcia Resende

Textos Anteriores:

 

Deixe uma resposta