Marketing X Competência

      Nenhum comentário em Marketing X Competência

Lendo o resultado de uma pesquisa feita em uma instituição de ensino fiquei paralisada com a divergência do marketing que é feito com o trabalho que é realmente prestado.

Quando uma empresa oferece um trabalho e faz em cima dessa oferta um marketing extraordinário, espera-se que seja igualmente extraordinário o trabalho oferecido.

Lendo alguns conceitos de marketing me deparei com um que se encaixe nessa reflexão.

Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.

A definição apresenta palavras importantes para entendermos como o marketing é pensado. Primeiras palavras identificar e antecipar, isso só é possível quando a empresa apresenta seu plano de negócio, seus objetivos e metas bem definidos. Isso ajuda o pessoal do marketing a entender o que está sendo oferecido e propor uma exposição verdadeira do negócio.

Outra palavra é satisfazer. Satisfazer necessidades, expectativas, resultados para empresa, mas principalmente para o consumidor, que levado pelo marketing espera essa satisfação.

O marketing ressalta as competências de uma empresa, o que abre as portas para grandes negócios, muitos clientes.

Mas se ao contrário do que diz o marketing a empresa apresenta deficiência na prestação dos seus serviços, contradiz o que anunciou, ou não tem competência para desenvolver o que propagandeia o que está errado?

Está errado oferecer um serviço para o qual não existe uma competência instalada.

Está errado copiar modelos de negócios já existentes e com experiência de anos, sem se preocupar em avaliar os erros e acertos já enfrentados.

Está errado aproveitar uma demanda existente e oferecer um serviço que pode até trazer retrocesso ou prejuízo para o consumidor.

Marketing e competência precisam estar alinhados. O que é ofertado com intrépida maestria, precisa ser executado da mesma forma.

Nada, nenhum negócio se estabelece sem competência, mesmo tendo o melhor marketing.

Sucesso consciente no seu negócio!

 

Deixe uma resposta