Mars investe em ‘atitudes verdes’

      Nenhum comentário em Mars investe em ‘atitudes verdes’

Como uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a Mars entende que ameaças globais, como mudanças climáticas e escassez de recursos, tem afetado a todos e, por isso, atua com o objetivo de se tornar Sustentável em uma Geração. Desde 2007, trabalha com uma série de compromissos ambientais que visam, até 2040, reduzir os impactos no uso do solo e da água e nas emissões de GEE, além de focar em iniciativas de direitos humanos.

As metas globais, traçadas pelo programa Sustentável em uma Geração (Sustainable in a Generation – SiG), da Mars, já alcançaram uma agenda positiva no Brasil, com resultados efetivos em suas fábricas no Estado de São Paulo no último ano.

Impactos no consumo de energia:

Unidade de Mogi Mirim (SP)

· Redução de cerca de 42% de consumo elétrico aos sábados e domingos, passando de 36.000 kwh para 14.000 kwh.

· Adaptação das tubulações de máquinas de ar comprimido para redução de energia, passando a operar em 180kwh por hora para economia elétrica, além de manter ponto de ajuste da rede de ar de 7,2 para 6,5 em pressão absoluta (bar).

· Pontos de ajuste na operação das caldeiras de 12 kgf/cm² para 10,5 kgf/cm².

Unidade de Descalvado (SP)

· A energia elétrica utilizada nessa unidade é 100% de fontes incentivadas com zero emissão de CO2, sendo realizada a compra de energia de geração eólica e hidrelétricas.

· A unidade também vem investindo em ajustes na operação das caldeiras e motores super premium.

· Descalvado também investe em iluminação LED, substituindo as lâmpadas comuns.

Unidade de Guararema (SP)

· Levantamento e correção dos pontos de vazamento de ar comprimido na fabricação de Chocolates e Alimentos e, com isso, desligou-se um compressor (compressor parafuso).

· Adaptação das tubulações de máquinas de ar comprimido para redução de energia, com redução da pressão da caldeira de 8,5 para 6,9 (bar) obtendo, assim, uma redução de 1% no consumo de gás natural.

· Redução de pressão de vapor de 9 para 6,5 (bar).

· Redução do tempo de ar condicionado ligado durante o inverno, obtendo 2 horas de redução por dia.

· Regulação da temperatura da água de utilidades (água gelada de 1 e 6 graus) de modo a reduzir o dispêndio de energia e garantir o fornecimento adequado de carga térmica às áreas.

· Modulação fabril (utilidades) durante a parada de fábrica.

O objetivo da Mars é continuar diminuindo o consumo de energia de suas unidades em cerca de 3% ao ano, globalmente.

Impactos no consumo de água:

Unidade de Mogi Mirim (SP)

· Captação de água de chuvas para uso interno em descartes sanitários nos escritórios.

Unidade de Guararema (SP)

· Tratamento de água por osmose para uso em caldeiras.

· Captação de água de chuvas e também reutilização da água de caldeira para uso interno em descartes sanitários nos escritórios.

· Redução da frequência de descarga de fundo.

· Instalação do sistema de controle de nível de água do tanque de preparo utilizado na produção dos alimentos.

Além desses impactos, a Mars zerou, no mundo todo, o envio de resíduos para aterros sanitários e tem investido em construções sustentáveis. As iniciativas fabris de Guararema (SP) e Ponta Grossa (PR) alcançaram a certificação LEED GOLD, sistema internacional de certificação e orientação ambiental que confirma que o processo de construção contemplou redução de impactos no ambiente, inovação, eficiência energética, uso racional da água e atendimento às necessidades da comunidade.

A companhia tem atuado, ainda, para engajar todos os colaboradores acerca da operação sustentável através de iniciativas especiais como, por exemplo, a Semana da Sustentabilidade. O evento é uma oportunidade que reúne desde workshops ministrados por empresas parceiras em Sustentabilidade até ações como distribuição de sementes aos funcionários, games interativos para engajar os filhos dos colaboradores acerca do tema e ainda incentivo à inscrição para ser um ‘agente verde’, uma espécie de embaixador da Sustentabilidade no setor em que atua.

Além disso, a Mars tem liberdade para investimentos com resultados a longo prazo, como os estudos científicos para um fornecimento sustentável de matérias-primas. Com a expertise científica de seus pesquisadores e com parcerias no meio acadêmico, a Mars Global alcançou diversos resultados que beneficiaram não só o crescimento da empresa como também o desenvolvimento da sociedade, como por exemplo sua liderança no mapeamento dos genomas do cacau pelos estudos realizados na Bahia pelo Centro Mars de Ciência do Cacau e sua autoridade em estudos sobre bem-estar, interação homem-animal e nutrição de pets por meio de seu Centro de Pesquisa WALTHAM™, localizado na Inglaterra, e do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da ROYAL CANIN®, na França.

Os investimentos científicos objetivam aumentar a oferta de matérias-primas sustentáveis, desenvolver estratégias para um negócio sustentável e melhorar os produtos da Mars, explorando os benefícios de cada um deles.

Com iniciativas como essas, a Mars reafirma sua posição de administrar seus negócios, olhando para o futuro, com eficiência e inovação, gerando um crescimento do qual todos podem se orgulhar, com menos impacto para o meio ambiente e mais benefícios mútuos para todos.

Sobre a Mars, Incorporated

A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus seis segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Chocolate, Balas e Gomas de Mascar, Alimentos, Bebidas e Simbiociência. Mais de 85 mil colaboradores, de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Fonte: Segs

Deixe uma resposta