Matérias Primas na Produção de Ração – I

      Nenhum comentário em Matérias Primas na Produção de Ração – I

O sucesso do seu empreendimento está em como você vai cuidar dele, e a escolha de uma boa matéria prima é fundamental para que a sua ração seja destaque em meio as várias rações do mercado, nesse vídeo vamos fazer uma explanação geral sobre as matérias primas utilizadas na produção de ração e o que tem de novidade no mercado.

Não adianta montar um empresa grande com toda a tecnologia possível que uma empresa pode ter se o combustível que faz ela andar em velocidade de cruzeiro é adulterado ou de baixa qualidade.

O mercado faz com que muitas empresas que não estão preparadas para as oscilações naturais, utilize como recurso a substituição dos ingredientes, eu já vi empresas serem fechadas pelo MAPA por estar fazendo essa substituição indevidamente e profissionais pedirem demissão de seus empregos pelo mesmo motivo.

O custo de uma produção que inclusive é tema do nosso próximo vídeo é muito importante para medir o desempenho da empresa, mas o mesmo tem que respeitar certos limites para que eles não degrade um trabalho que foi construído com muito suor e sacrifício.

Listando do mais simples para o mais pesado, uma substituição indevido de ingredientes pode acarretar os seguintes problemas:

  • Devolução por chegar ao ponto de venda rancificado ou com algum contaminante;
  • Morte ou doença de animais;
  • Multa por estar violando e adulterando uma formulação que está registrada junto ao MAPA;
  • Perda de clientes por reincidência de problemas com a ração;
  • Fechamento do estabelecimento pelo MAPA e mais multa;
  • Morte de animais e processo penal por danos morais.

Felizmente dia após dia nossos cientistas e pesquisadores conseguem melhorar ou desenvolver alimentos que podem ser utilizado no processamento de ração, e nos últimos dois anos tivemos um aumento significativo nesse número principalmente com o uso de DDGS, farinha de Salmão, Farinha de Cordeiro, frutas e legumes.

Mas não podemos esquecer que uma grande maioria dos fabricantes ainda tem como base matérias primas como Milho e Soja e esses devem – se atentar para procedimentos de Boas Práticas durante a compra das matérias primas para que possa ser adquirido um grande volume desses ingredientes a um baixo preço, mesmo que esse seja de mercado futuro.

Esse é só o primeiro de muitos vídeos que vamos conversar ao longo dos próximos anos, nesse foi feito uma apresentação dos ingredientes  para aqueles que estão inciando e para aqueles que já estão no nível avançado e Expert, peço que tenham um pouco de calma pois em breve teremos assuntos que lhes serão interessantes.]

Um Forte Abraço até a próximo !

Eng. Rafael RS

Abaixo os links dos textos que foram comentados durante o vídeo:

– http://portalr2s.com.br/etanol-de-milho-desafia-o-agronegocio-brasileiro/;

– http://portalr2s.com.br/producao-de-etanol-de-milho-pode-atingir-15-bilhoes-de-litros/;

– http://portalr2s.com.br/governador-vai-a-sorriso-e-participa-de-inauguracao-de-ampliacao-de-usina-de-etanol/;

– http://portalr2s.com.br/empresas-se-unem-em-usina-de-etanol-de-milho-de-800-milhoes-de-litros-por-ano/;

– http://portalr2s.com.br/demanda-de-ddgs-chegara-11-milhao-t/;

– http://portalr2s.com.br/utilizacao-e-aplicacao-de-ddgs-na-alimentacao-de-suinos/;

– http://portalr2s.com.br/i-pesca-pesquisas-producao-de-salmao-no-brasil/;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *