Passeio Virtual III – Dosagem e Recepção de Ensacados

Eng. Rafael Resende Silva

No ultimo vídeo falamos sobre  a recepção de ingredientes macros da fábrica de ração, sendo eles milho, farelo de soja, arroz, farelo de trigo entre outros.

Mas dependendo da região em que a fábrica esteja localizada alguns ingredientes vão chegar somente em sacaria ou big bag e nesse vídeo estou mostrando formas de receber os ingredientes de uma fábrica de ração para poder agilizar e flexibilizar a compra e o recebimento em cada região.

Em toda as formas de recebimento é necessário ter um equipamento para fazer uma pré limpeza, das matérias primas, nesse texto abaixo eu escrevo sobre a peneira rotativa, como ela funciona e quais o ganhos se tem quando ela é bem instalada e na posição correta.

Como diminuir manutenções no moinho e conseguir rações bem formatadas?

Depois da recepção dos ingredientes os silos de dosagem dentro da fábrica de ração são muito importantes, esse silos tem a função tanto de armazenar as matérias primas que se utilizam em menor quantidade nas formulações, como as que são recebidas em grande escala através da moega.

Quando se projeta uma fábrica de ração devemos conhecer os ingredientes mais abundantes que temos na nossa região para podermos preparar nossa fábrica para receber esses ingredientes e armazena-los,  seja dentro dos silos ou na própria fábrica de ração.

Pensando nisso, eu acabei fazendo um vídeo mostrando a densidade de algumas matérias primas para ajudar a todos os que tem interesse  a entender o comportamento dos grãos dentro dos silos.

Depois dos silos de Dosagem temos as roscas de dosagem são elas que  transportam os produtos para a caçamba de pesagem para poder compor a formulação, para cada produção de ração farelada utilizamos um diâmetro diferente de rosca para poder agilizar a pesagem e com isso chegar rápido ao peso estimado.

E por ultimo nesse vídeo temos a caçamba de pesagem, esse equipamento é apoiado sobre células de carga e servem para capturar o peso do produto que esta vindo pela rosca dosadora.

E ficamos por aqui no próximo vídeo vamos falar sobre os misturadores como eles podem ajudar a acelerar e deixar as matérias primas bem homogêneas.

Vou ficando por aqui um forte abraço e até a próxima!

Eng. Rafael Resende Silva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *