Perspectiva da FAO para produção mundial de cereais melhora, apesar de El Niño

Publicado em quinta-feira, 9 de julho de 2015 às 11:41

Perspectiva da FAO para produção mundial de cereais melhora, apesar de El Niño


As condições favoráveis para o cultivo de cereais no mundo devem levar a uma produção maior que o esperado nesta temporada, apesar das preocupações com o El Niño, prevê a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em relatório publicado nesta quinta-feira (9). A entidade espera que a produção global de cereais totalize 2,527 bilhões de toneladas. A quantidade está 1,1% abaixo da quantidade recorde registrada em 2014, mas representa uma melhora nas estimativas em relação ao seu último estudo.

Na África, a FAO prevê que todas as regiões registrem queda na sua produção este ano, após recordes em 2014, com exceção das porções norte e central do continente. No sul da África, a produção de cereais deve cair 17% em virtude das chuvas irregulares e da estiagem prolongada. A produção agregada de milho deve somar 20,6 milhões de toneladas – quantidade 26% menor que a do ano passado. Na região do Sahel, a produção de cereais deve cair em relação à média dos últimos cinco anos. Em Cabo Verde, a queda na produção nesta base comparativa chega a 83%.
No Oriente Médio, a produção da Turquia deve subir 18%, mas conflitos no Iraque, Iêmen e Síria devem afetar a agricultura, causando uma crise humanitária e comprometendo a segurança alimentar. Na Ásia, a China e o Paquistão devem registrar colheitas recordes e compensar a queda em outros países produtores. Na Europa e na América do Sul, as condições climáticas permitem antecipar a colheita e favorecem a produção.

Deixe uma resposta