Piscicultura pode aumentar em 50% a renda familiar dos pequenos produtores de Sinop

 

Um projeto de piscicultura desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), tem gerado grandes expectativas à 50 famílias de pequenos produtores da Gleba Mercedes V, no município de Sinop.

Essas famílias receberam qualificação por parte do Poder Público para desenvolverem a criação de peixes (piscicultura). Os tanques começaram a ser construídos no dia cinco de setembro do ano passado, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Silvano Amaral. Ao todo foram destinados R$ 300 mil para as obras.

Para Luziente, uma das beneficiadas, e que mora em uma propriedade de 75 hectares, junto com o esposo Gildo Cebálio, há 21 anos, o início das obras de construção dos tanques trouxe esperança para a família, uma vez que impactará diretamente na economia da família. “A novidade de nos tornarmos criadores de peixe trouxe uma expectativa de melhoras na economia da nossa família e de todos os outros vizinhos contemplados. Não tivemos gasto, mas sim incentivo e isso nos faz acreditar”, comentou.

A base da economia dos sitiantes, até então, estava fundamentada na produção de leite. José Alves Ferreira, morador há 11 anos, relatou que produz 200 litros de leite por dia para uma cooperativa. Além disso, sustenta um pomar com mil pés de maracujá, a qual lhe rende 100 quilos de polpa por semana, abastecendo comércios de Sinop. Entretanto ressalta que é de suma importância a diversificação da economia.

“Nós acreditamos que essa nova atividade vai aumentar em, pelo menos, 50% a nossa renda. Nos sentimos privilegiados por ter conseguido ser contemplado com a construção de um tanque em nosso sítio. Nós, as famílias daqui, não temos muita fonte de renda. É bem difícil viver só de uma atividade”, explicou ele.

Ao todo serão 50 tanques, que estão em fase de construção, mas que terá um tamanho padrão de 20×50, com capacidade de produzir uma tonelada de peixes por ano. Uma comitiva formada pelo Executivo e Legislativo, estiveram visitando as obras. O deputado Silvano Amaral, avaliou positivamente a execução do projeto.

“Tornar Sinop em um grande produtor de peixe, mas acima de tudo, melhorar a qualidade de vida das pessoas em naturalmente, tornar ele [o pequeno produtor da Gleba] com o pé fincado, aqui, na terra”, ilustrou o parlamentar.

Fonte: Cenário MT

Deixe uma resposta