Postura correta no ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso na carreira

Para o consultor empresarial Roberto Vilela, o modo de se comunicar com clientes e colegas é determinante na construção de uma boa imagem empresarial. Ele lista algumas atitudes que exigem cuidado no dia a dia

No mercado de trabalho, ter uma boa formação e um currículo invejável já não é suficiente. O relacionamento tem se tornado peça chave dentro das empresas e saber se portar é garantia de sucesso. O consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, destaca que alguns comportamentos são vistos por gestores como nocivos aos negócios e cada vez mais eles buscam quem realmente está atento à postura no dia a dia.

“Não adianta ser o melhor na sua área se a forma como se comunica com clientes e colegas é errada. Quando nos identificamos com alguém, o contato é muito mais agradável e influencia na hora de comprarmos algo. Nas corporações não é diferente e saber o modo de agir é essencial”, explica. Ele lista cinco atitudes que devem ser avaliadas pelos profissionais:

Piadas com colegas e clientes: a dica é o bom e velho “menos é mais”. Nem sempre sabemos se o apelido do colega é bem-vindo e também não conhecemos as preferências de todos com quem nos relacionamos diariamente. “Alguns profissionais insistem em fazer piadas de mau gosto, muitas vezes ofensivas. É um comportamento totalmente errado e desrespeitoso. Uma brincadeira com os contatos mais próximos pode até ser válida, desde que com moderação”, salienta Roberto.

Olho no olho + cartão de visitas: o consultor ressalta que é sempre importante manter o contato visual durante as conversas e dar atenção a pequenos detalhes. “Se você recebeu um cartão de visita, não guarde sem antes dar uma olhada no que está escrito nele. Valorize estes gestos, que fazem com que o cliente se sinta prestigiado”, diz.

Ouvir mais e falar menos: “Ninguém gosta de ser interrompido. Deixe a outra pessoa falar e ouça com atenção. Na conquista de um cliente essa atitude conta muito. Mostra respeito e interesse”, avalia o consultor da Mega.

Culpar os outros não lhe trará sucesso: se algo saiu errado por conta de uma atitude sua, assuma. “Essa postura mostra que o profissional está aberto a mudanças e sabe reconhecer quando algo lhe foge do controle. Além disso, é importante buscar uma solução para o problema e demostrar interesse na resolução do fato”, completa.

Não menospreze a capacidade de seu interlocutor: por último, Roberto lembra que muitos profissionais adotam uma postura de desprezo quando tratam com alguém de nível hierárquico mais baixo. “Além de arrogante, essa atitude mostra que o gestor pode perder uma série de oportunidades para a empresa. Alguém com menos instrução pode ser peça chave tanto no funcionamento interno quanto para as vendas. É importante dar atenção a todo e qualquer cliente. Em tempos de crise, não tratar bem alguém que procura a empresa é, definitivamente, muito perigoso para a saúde dos negócios”, conclui.

Fonte: SEGS

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