Precocidade é destaque na etapa de Naviraí do Circuito Nelore

O Circuito Nelore de Qualidade, ação promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com o apoio de suas associações regionais conveniadas, e patrocínio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, comprova em todas as etapas a evolução produtiva da raça. Na etapa de Naviraí (MS), que contou com o apoio da Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore e ocorrida na unidade da JBS, a precocidade sexual dos animais abatidos chamou a atenção. Das 1.040 cabeças avaliadas, 960 (92,4% do total) possuíam de 0 a 2 dentes, ou seja, eram bastante jovens.

“A precocidade de acabamento dos bovinos é essencial para a produção de uma carne realmente diferenciada e de qualidade superior. Nos motiva muito constatar que os criatórios de Nelore participantes do Circuito entregam animais realmente superiores em termos de produção: são jovens, com alto peso e acabamento mediano/uniforme na carcaça. O objetivo desta iniciativa é exatamente esse: valorizar quem investe na produção de qualidade”, destaca Guilherme Alves, gerente de produtos da ACNB e responsável pelo Circuito Nelore de Qualidade.

O peso dos animais também foi destaque na etapa de Naviraí: 786 animais (75,6%) pesaram entre 18 e 22@. Em relação ao acabamento de gordura, 796 (76,5%) apresentaram cobertura mediana e uniforme na carcaça.

Os melhores da etapa – A Fazenda Santa Bárbara e Rancho Seco (Ivinhema, MS), de Sandra Maria Massi, venceu a etapa de Naviraí do Circuito Nelore de Qualidade, com 11.354,94 pontos. A segunda colocação ficou com Adilton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo (Bataguassu, MS), que somou 11.308,33 pontos. Giovanna Fornoni de Medeiros Bulle ficou em terceiro lugar ao totalizar 10.799,22 pontos.

“Esta iniciativa da ACNB, com apoio da Matsuda, é muito positiva para os criadores de Nelore, pois realmente estimula a melhoria da produção do gado, proporcionando um espírito competitivo saudável e benéfico para a raça Nelore. Presenciamos o abate de animais muito bons, a maioria com dentes de leite e boa cobertura de gordura. O Circuito Nelore de Qualidade atrai cada vez mais pecuaristas e isso é positivo para a raça e a pecuária como um todo”, comenta Reinaldo Ledesma, gerente de pecuária da Fazenda Santa Bárbara e Rancho Seco.

Para mais informações sobre o Circuito Nelore de Qualidade, acesse: www.nelore.org.br, no telefone (11) 3293-8900 e no e-mail guilherme.alves@nelore.org.br.

Fonte: Jornal Dia a Dia

Deixe uma resposta