PROJETO DE PISCICULTURA DESENVOLVIDO PELO SEBRAE EM RONDÔNIA TERÁ MAIS UM ANO DE DURAÇÃO

Mais de 300 piscicultores foram atendidos desde 2016 e o crescimento é notório.

O projeto que teve início em 2016 por meio de uma parceria entre o Sebrae, Governo de Rondônia e o Sistema S já melhorou a vida de muitos piscicultores de algumas cidades do estado. Denis Farias, analista do escritório do Sebrae em Ji-Paraná, comemora que, após o grande sucesso do projeto, ele foi prorrogado por mais um ano. “Nós temos atendido um grande número de piscicultores que desejam se profissionalizar e crescer, e para atender a todo esse número, o prazo do projeto foi estendido até o final de 2019.”

Denis conta que a ideia surgiu após um grande número de produtores investirem na piscicultura, porém, não conseguiam vender todo o produto, muitas vezes ficando no prejuízo. “Dentro desse projeto nós trabalhamos em três segmentos: capacitação com a presença de consultores, em que um consultor vai até a propriedade do produtor entender melhor o negócio e indicar onde precisa melhorar, o que mudar, sobre tecnologias, enfim, tudo o que o produtor precisa para crescer; criação de novos mercados, que é onde nós levamos o peixe de Rondônia para fora, facilitamos que a participação do piscicultor em reuniões, rodadas de negócios e contatos; e boas práticas, que são as palestras, seminários, fóruns de discussão, em que trazemos profissionais renomados para passar informações ao participante.”.

Elivelton Rodrigues e José Carlos Rodrigues, além de irmãos são sócios em uma agroindústria de piscicultura, eles foram atendidos pelo projeto do Sebrae e contam como foram beneficiados. “Eu não tinha uma visão de grandeza, não imaginava que o meu negócio poderia crescer e também só via a piscicultura como uma segunda ou terceira renda. Quando passei pela consultoria mudou minha mente. Passamos a trabalhar com planilhas e buscar investimentos para os tanques. O resultado foi o crescimento da agroindústria.” Conta Elivelton.

Os irmãos, que são de Vale do Paraíso, atendem várias cidades de Rondônia e já contam com mais de 10 funcionários, quadro que vai aumentar em breve com a contratação de mais quatro. “Nossa produção mensal, hoje em dia, é de cerca de 3 toneladas, antes não era assim. Depois que passamos pelo projeto de piscicultura, posso dizer que nossa empresa cresceu mais de 30%.” Finaliza José Carlos.

Francinei dos Santos é um desses funcionários, ele trabalha na agroindústria há muito tempo e viu o crescimento dos irmãos, de maneira indireta ele também foi beneficiado pelo projeto. “Eles mudaram muitas coisas aqui e isso tem sido bom pra gente, moramos numa cidade pequena, difícil de conseguir emprego, eles ajudam muitas pessoas além dos produtores que também vendem peixes para eles.”

Denis ainda lembra que o projeto é desenvolvido em Porto Velho, Ariquemes e na região central “O piscicultor que deseja participar deve entrar em contato com o escritório do Sebrae e nós vamos até ele. Vamos entender qual o perfil do produtor para poder indicar o melhor trabalho.”

Para saber o que o Sebrae pode fazer por você, acesse o Site ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram,Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Fonte: News Rondônia

 

Deixe uma resposta