Qual o melhor tipo de areia para gatos

      Nenhum comentário em Qual o melhor tipo de areia para gatos

A reputação de higiene e autonomia que os gatos possuem exige que lhes demos um bom espaço e areia adequada. Devido à sua própria genética, os gatos precisam cobrir suas fezes.

Consequentemente, se você mora com um felino é conveniente para você conhecer os diferentes tipos de areia existentes no mercado para conhecer suas vantagens e desvantagens e selecionar a mais adequada para o seu gato. Acompanhe o texto!

O mais importante a considerar sobre areia de gato

Existem vários tipos de areia com características muito diferentes. A escolha não vai depender apenas de você, já que os gatos podem ser muito maníacos. Você deve ver como seu animal reage ao produto que você coloca em sua caixa de areia.

Principalmente, o mercado possui quatro tipos principais de areia (todas com características diferentes), que você deve escolher de acordo com seus hábitos e preferências, e de acordo com os gostos de sua mascote: areia básica, aglutinante de argila, ecológica ou de sílica gel.

Os gatos são muito inteligentes, então você provavelmente não encontrará um grande problema quando quiser que eles se acostumem com um novo tipo de areia.
Vamos conhecer um pouco mais desses tipos de areia?

Areia simples

Geralmente é a mais comum e seu uso é muito difundido entre as pessoas que têm gatos em casa. Ela tem sua origem no mineral natural reconhecido por seu grande poder de absorção.

O seu preço e a facilidade de aquisição tornam a areia convencional uma boa opção. O problema é que é uma areia de poucos usos. Quando o gato urina, a areia não absorve bem a urina e fica molhado devendo o dono remover a areia.

O cheiro da maior parte desse tipo de areia não é muito agradável quando entra em contato com as fezes do gatinho.

Areia ecológica que respeita o meio ambiente

A areia ecológica é relativamente nova no mercado. Seu respeito ao meio ambiente se dá principalmente por se tratar de uma areia composta por fibras de madeira caídas de diferentes árvores.

A areia ecológica geralmente é biodegradável, permitindo que você jogue-a diretamente no vaso sanitário.

Areia ecológica tem cheiro de madeira, algo que muitos dizem ser positivo, mas nem todos os narizes toleram.

Um ponto negativo é que, por ser mais leve que a areia convencional, pode ficar grudada nas pernas e nos pelos dos gatos. Portanto, causa mais sujeira.

O preço desse tipo de areia não é dos mais competitivos, e pode variar bastante, mas pode ser uma opção muito boa para o seu gatinho.

Uma marca nova, que vem ganhando bastante espaço, são as areias higiênicas Me.Au Pet.

Areias de madeira

Esses tipos de areia estão cada vez mais presentes entre os amantes de gatos e por diversos motivos. O primeiro e mais importante é que são areias biológicas e naturais. Por serem biodegradáveis, podem ser descartados no recipiente orgânico.

Mas não só, as suas propriedades absorventes são muito elevadas, não geram poeiras nem maus odores e têm uma elevada duração e rendimento.

Há muitas pessoas que estão mudando seus hábitos com a areia tradicional e mudando para os pellets naturais.

Areia de sílica

É feito de silicato de sódio. No entanto, alguns confundem com silício. Ao contrário disso, a sílica não é tóxica e tem uma alta capacidade de absorção de umidade. Não surpreendentemente, ele pode dobrar seu volume ao absorver líquidos. Seu poder de absorção e aglomeração são notáveis, mas não são sua principal força.

Referimo-nos às suas propriedades antibacterianas e desodorizantes.

Com esta areia você não terá que se preocupar com cheiros ruins. Além disso, quando o seu gato urinar, ele vai passar da cor branca original para o amarelo, alertando para a necessidade de remover aquela bola de urina. Na verdade, é a areia que dura mais tempo em perfeitas condições.

Você não precisará substituir a areia até depois de 4 semanas, algo que paga por seu preço mais alto.

site “Amor aos Pets.com” possui uma lista com diversas recomendações de areias.

Problemas de segurança com areia para gatos

Os gatos podem ingerir alguma areia inalando sua poeira enquanto cavam na caixa, ou lambendo acidentalmente os grãos de areia que ficaram presos em seus pelos ou entre os dedos dos pés. De modo geral, os fabricantes estão cientes desse problema e a areia para gatos não é tóxica para gatos.

Em alguns casos, gatinhos ou gatos com uma doença rara chamada Pica podem tentar comer a areia. Se você acha que seu gato pode ter engolido uma quantidade considerável de areia, entre em contato com o seu veterinário.

De modo geral, é melhor evitar o acúmulo areia suja. Isso evita o risco de ingestão de resíduos acumulados, bem como o risco de irritar suas delicadas vias respiratórias. Muitos abrigos optam por lixo que não se aglomera para evitar colocar os gatinhos em risco

Teste as preferências de areia do seu gato

Se você quiser trocar a areia do seu gato ou testar para ver o que ele mais gosta, forneça várias caixas por um curto período de tempo. Mantenha um preenchido com o tipo de areia anterior e preencha os outros com tipos diferentes.

Se o seu gato está eliminando fora da caixa de areia e você já o examinou para um problema médico, fornecer várias caixas com diferentes tipos de cama pode ajudá-lo a determinar se a aversão à cama pode ser o problema.

Na dúvida de qual escolher? Uma das mais famosas, são as da linha Kelco Pipicat.

Mantenha a caixa de areia limpa

Independentemente do tipo de areia que você escolher para o seu gato, focar na limpeza da caixa de areia é uma obrigação.

Use um tapete de lixo fora da caixa para eliminar o lixo e outras coisas que ficam rastreadas em sua casa.

Retire a caixa pelo menos duas vezes por dia (mais se você tiver vários gatos) e esvazie-a completamente para lavar com água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Outra forma de garantir que a caixa sanitária permaneça limpa e bonita é comprar um modelo autolimpante. Certifique-se de manter uma caixa normal por perto no início, até ter certeza de que seu gato está aceitando e usando a caixa automática.

Fonte: Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *