Vitamina B6: efeitos, fontes, deficiência, o que é isso?

Solúvel em água, a vitamina B6 é rapidamente eliminada naturalmente. Não sendo sintetizado pelo organismo, deve ser uma ingestão diária de alimentos para evitar a carência.

O que é vitamina B6?

Sob o nome genérico “vitamina B6” é um agrupamento de seis substâncias distintas que são piridoxamina 5 fosfato, piridoxamina, piridoxal 5 fosfato, piridoxina, piridoxina 5 fosfato e piridoxal.

Todos esses componentes são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, pois participam de muitos processos metabólicos e orgânicos:

– a metabolização dos aminoácidos,

– a produção de neuromediadores,

– a síntese de certos hormônios (adrenalina, norepinefrina, dopamina…),

– a renovação dos glóbulos vermelhos,

– o funcionamento do sistema imunológico…

Quais são as doses diárias recomendadas?

As necessidades diárias de um indivíduo estão fortemente relacionadas à sua ingestão de proteínas. É necessário saber que a vitamina B6 é amplamente mobilizada para facilitar a assimilação de proteínas dietéticas. Por exemplo, uma pessoa cuja dieta é rica em proteínas exigirá menos vitamina B6 do que outras.

Em todos os casos, as autoridades de saúde relatam uma ingestão diária recomendada de 2 mg por dia. Essa é apenas uma indicação que vai variar dependendo de várias situações, uma vez que algumas pessoas têm necessidades acrescidas: mulheres grávidas, pessoas que sofrem de alcoolismo, idosos, desportistas…

Quais são os riscos da deficiência de vitamina B6?

Como as fontes alimentares de vitamina B6 são múltiplas, deficiências severas são muito raras nos países industrializados. Alguns déficits leves podem, no entanto, ser observados em alcoólatras ou naqueles com patologia intestinal crônica.

deficiência de vitamina B6 é então manifestada pelos seguintes sintomas: irritabilidade, fadiga, depressão, anemia, glossite (inflamação da língua), inflamação da comissura dos lábios…

Quais alimentos contêm vitamina B6?

grande maioria dos alimentos contém vitamina B6, mas alguns têm um conteúdo mais interessante do que outros. Esse é particularmente o caso de peixes oleosos, miúdos, carne, ovos, batatas, bananas ou até mesmo levedo de cerveja. Além disso, alguns vegetais, legumes e grãos integrais também são fontes potenciais de suprimento.

Quais são as doenças relacionadas à piridoxina?

Avitaminose B6 é o termo médico associado a uma profunda deficiência de vitamina B6. No entanto, um déficit maciço pode ter grandes repercussões no organismo, dadas as importantes funções assumidas pela vitamina B6 no corpo humano. Os distúrbios podem ser vários: neurológicos, digestivos, imunes, psíquicos…

Em crianças (com menos de 8 anos), foram notificados casos de acrodinia no contexto de uma deficiência.

Fonte:gentside

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *