O mercado pet continua nos surpreendendo mesmo com toda a bagunça que o Covid-19, causou nos últimos meses.
O que para muitos seria o começo de uma crise se transformou em uma rentável e próspera forma de reinventar o negócio e alavancar vendas e conquistar novos mercados.
É certo que em muitas frentes o Covid-19 causou transtornos mas para o mercado pet foi um próspero e movimentado ano.
Mas para se manter na dianteira nesse novo normal, temos que começar a entender como podemos continuar evoluindo e assim conseguir novos espaço.
O mercado pet se transformou em um complexo e acirrado jogo de xadrez onde nesse momento, temos todas as peças no tabuleiro, contudo nesse segundo semestre chegou a hora de romper o centro e partir para o ataque.
Estratégias de marketing/vendas agressivas mas com uma boa defesa estruturada irá fazer uma baita diferença nos próximos meses para que as empresas se posicionem no mercado.
E foi pensando nesses detalhes que resolvi fazer esse vídeo introdutório para seguirmos falando mês a mês nesse segundo semestre analisando, matéria prima, mercado e processos.
Nesse vídeo vamos tocar em assuntos já consolidados e que muitas empresas de grande porte já adotaram para poder se estabelecer no mercado, são eles:
1 – CONHEÇA OS EU CONCORRENTE: Hoje no Brasil temos vários fabricantes de ração e cada um assumiu uma estratégia diferente, de uma corrida na região em que você está e veja quais são as estratégias que eles estão adotando para poder ter um contra ataque ou um ataque surpresa e assim se posicionar melhor no mercado.
2 – ESTEJA ATENTO AO QUE O CLIENTE DESEJA: O mercado do futuro irá adentrar fortemente nos nichos de mercados, dificilmente uma empresa conseguirá produzir todos os tipos de ração de nicho, pois esse tipo de ração atende um determinado grupo clientes e em regiões específicas, esteja atento ao que seu cliente está procurando.
3 – O AGRONEGÓCIO É SEU PARCEIRO: Esteja sempre atento as variações das commodities, estude mercado e antecipe tendências de preços, altas nos preços de commodities pode significar maior lucratividade para quem antecipa esses movimentos, e tenha volumes dessas matérias primas estocadas. Enquanto empresas de menor porte não consegue fazer essas reservas, ela terá que estar repassando preços aos clientes enquanto que empresas mais consolidadas terá como segurar o aumento por mais tempos e isso significa aumentar o Market Share da empresa.
4 – FIQUE DE OLHO NO SEU FRETE: Negocie! as vezes é muito melhor ganhar um frete de uma matéria prima até o seu estabelecimento do que reduzir 3% do montante a ser pago. E para produtos acabados dependendo da estratégia tenha preços para que os clientes retire o produto na porta da sua empresa ou tenha uma estratégia de um raio de 200 Km para quem está no início da caminhada.
5 – EXPERIMENTE!: Tenha parceiros, diversifique seu portfólio, não somos obrigados a ser o dono da verdade e ter que produzir tudo, tenha parceiros de confiança e aproveite a logística para ter linhas de produtos nos pontos de venda, trabalhe vendas casadas para viabilizar o frete.
Pessoal é isso ai, nesse pequeno mix de informações tem milhões de oportunidades escondidas, temos que arregaçar as mangas e partir para a batalha, nunca vai ser fácil e nem será, mas se sustente nos números, faça contas só assim será possível se desenvolver no nosso novo normal.
Pessoal um forte abraço e até a próxima!