O mercado de pet food está em alta e cheio de inovações. Conheça as tendências e veja como aproveitá-las para impulsionar seu negócio!
Nos últimos anos, o mercado de pet food tem passado por grandes transformações. Inclusive, a razão disso está diretamente ligada à mudança do comportamento dos próprios tutores. Em outras palavras, as pessoas estão ficando mais conscientes quanto à alimentação e essa preocupação também atingiu os amigos peludos.
Cada vez mais os tutores buscam alimentos que atendam às necessidades nutricionais dos bichinhos e reflitam alguns valores, tais como sustentabilidade, saúde e personalização. Esse cenário abre uma grande oportunidade de negócios.
Portanto, se você atua no ramo pet, acompanhe esta leitura com atenção. Aqui, mostraremos os números do mercado de alimentação animal e como você pode ingressar nele. Confira!
O mercado de pet food e a busca por alimentação saudável
Os números mostram que o mercado de pet food está em plena ascensão. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) mostraram que mais de 50% do faturamento desse segmento veio da área de alimentação pet. Totalizando um montante de R$ 38,1 bilhões.
O próprio mercado pet no Brasil em si demonstra uma clara tendência de alta no faturamento anual. De 2022 para 2023, tivemos um crescimento de 14,2% nesse setor, conforme o mesmo levantamento.
Uma das principais forças que impulsionam esse crescimento é a busca por opções de alimentação mais saudáveis. Atualmente, os tutores estão atentos à composição dos alimentos, dando preferência a produtos que ofereçam ingredientes naturais, que sejam livres de conservantes artificiais e, principalmente, que se adaptem às necessidades específicas de seus pets.
Isso inclui alimentos funcionais, ricos em nutrientes, que contam com benefícios adicionais, como fortalecimento da imunidade ou melhora da digestão.
As principais tendências do mercado pet food
Mostraremos as principais tendências do mercado de alimentação para pets. Ao conhecê-las, você poderá identificar estratégias a serem adaptadas e implementadas em seu negócio. Confira!
1. Rações funcionais
As rações funcionais têm ganhado o coração de muitos tutores. Afinal, elas oferecem um nível de nutrição que vai além das necessidades básicas do animal. Esses alimentos são formulados com ingredientes que promovem benefícios específicos à saúde dos pets. Por exemplo:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- controle de peso;
- suporte à saúde articular;
- benefícios para as funções renais, especialmente para cães e gatos idosos;
- melhoria na qualidade da pelagem etc.
Enfim, inserir opções de rações funcionais em seu estabelecimento pode atrair a atenção de tutores que buscam prevenir doenças e garantir maior longevidade aos seus companheiros.
2. Alimentos naturais
A preferência por alimentos naturais segue em alta, alinhada com o aumento da conscientização dos tutores sobre os impactos de dietas industrializadas. É nesse sentido que produtos que não contam com aditivos químicos e conservantes artificiais ganham destaque.
Além de serem mais saudáveis, esses alimentos oferecem maior transparência nos rótulos, permitindo que os consumidores entendam exatamente o que estão oferecendo aos seus pets. Assim, também são uma opção interessante para incluir no seu petshop, clínica ou outro estabelecimento.
3. Comida hipoalergênica
Com o aumento de diagnósticos de alergias alimentares em pets, a demanda por comida hipoalergênica ganhou destaque. Essas rações são formuladas para reduzir o risco de reações alérgicas nos pets. Para isso, contam com ingredientes específicos que evitam esse tipo de problema. Alguns exemplos incluem a proteína hidrolisada e outras fontes como a carne de peixe ou de pato.
4. Dietas específicas
Pets com condições de saúde particulares demandam dietas personalizadas para atender às suas necessidades nutricionais. Por esse motivo, as dietas específicas têm se expandido no mercado de pet food.
Para aproveitar essa tendência, você pode oferecer produtos desenvolvidos especialmente para controlar ou melhorar condições clínicas. Porém, é importante destacar que a venda desses alimentos sempre deve ser acompanhada de receita veterinária.
5. Alimentação sob medida
A personalização na alimentação é uma tendência crescente, com marcas que criam planos alimentares feitos sob medida para cada pet.
A partir de dados como peso, raça, idade, nível de atividade física e possíveis condições de saúde, é possível elaborar dietas exclusivas. Essa abordagem garante que os tutores forneçam exatamente o que seus pets precisam para uma vida equilibrada e saudável.
6. Alimentação crua
A alimentação crua — ou BARF, acrônimo de “Biologically Appropriate Raw Food” — vem conquistando adeptos por priorizar alimentos minimamente processados. Nesse caso, alguns exemplos incluem as carnes cruas, vegetais e ossos.
Essa dieta busca replicar os hábitos alimentares naturais dos animais, oferecendo um menu rico em nutrientes e sem conservantes. Assim como no exemplo anterior, para adotar essa tendência, é importante sempre exigir a recomendação veterinária para comercializar produtos de alimentação crua.
7. Alimentos de alta digestibilidade
Por fim, temos os alimentos de alta digestibilidade. Eles são formulados para facilitar a absorção de nutrientes pelo organismo dos pets, reduzindo o risco de problemas gastrointestinais.
Esses alimentos utilizam ingredientes de qualidade superior e processos que preservam o valor nutricional. Essa categoria é importante para animais com sensibilidades digestivas ou que necessitam de uma dieta mais leve.
Uma oportunidade de negócio para quem quer se destacar
O crescimento do mercado de pet food oferece um terreno fértil para quem deseja empreender ou expandir nesse segmento de negócios. Atualmente, os pets deixaram de ser simples animais de estimação e passaram a fazer parte das famílias.
Consequentemente, é natural que os tutores manifestem cada vez mais preocupação com eles. Hoje, vemos investimentos em consultas, creche e hospedagem para pets, alimentação de qualidade e segurança. Com o aumento nos gastos voltados à saúde e bem-estar dos animais, surge uma grande oportunidade de negócios.
Se você está atento a essas tendências e disposto a inovar, o mercado de pet food oferece uma excelente oportunidade para crescer e se destacar. Dessa forma, você poderá atender a uma demanda em constante evolução e repleta de potencial.
Então, o seu próximo passo é escolher uma ou mais tendências que mencionamos ao longo deste conteúdo e dedicar foco e atenção a elas. Ofereça esses produtos em seu estabelecimento e trabalhe o marketing para atrair esses clientes cada vez mais preocupados com a saúde de seus animais.
Por fim, também é importante ter em mente que o mercado pet food está em constante transformação. Nesse sentido, além de adotar alguma das tendências demonstradas, você também precisa ficar atento às inovações que podem surgir com o passar dos meses e anos.
Gostou das dicas? Quer saber como aproveitar essas tendências para impulsionar o seu negócio? Entre em contato com o Sebrae/PE e descubra as melhores estratégias para começar a aproveitar esse momento do mercado!