A determinação de umidade é um dos pontos de controle mais importantes que temos para poder controlar a produção de alimentos.
Para que uma empresa possa fazer a expedição dos seus produtos e fique com a cabeça tranquila, é realiza uma série de análises.
Dentro da produção de alimentos seja ela humana ou animal temos dois pontos de controle que são fundamentais para o controle de crescimento microbiano nos produtos. A Umidade (U) de a Atividade de água (aW), andam de mãos dadas e uma sempre interfere no resultado da outra.
Assim temos que por definição:
Umidade: é a medida da quantidade total de água contida num alimento (água total), e é geralmente expresso como uma porcentagem (%) do peso total. Essa é a água livre que temos nos alimentos, ela se desprende facilmente e por isso não complica a produção de alimentos.
Atividade de Água: é o parâmetro que mede a disponibilidade de água de um determinado alimento, contudo essa água não está livre dentro do alimentos, dificultando a sua evaporação. Normalmente essa água está presente na própria composição do alimento e vai necessitar de uma energia maior para poder evapora-la. É avaliada numa escala de 0 a 1, onde 1 representa a água pura. Assim, quanto maior o valor de atividade da água, maior o risco de deterioração do alimento.
Nem todas as empresas tem conhecimento, ou quando tem conhecimento não realizam a análise de atividade de água. Por isso fazem o controle da umidade do produto, pensando que tem o melhor dos mundos dentro do processo produtivo.
Mas temos uma outra realidade também de empresas que estão iniciando o seu processo produtivo, e não podem gastar altas quantias para montar um laboratório, e muita das vezes seus produtos vão para o mercado sem nenhum tipo de controle.
Pensando nesse publico e me baseando nessa metodologia que já deu certo em outra áreas também, que resolvi fazer esse vídeo ensinando como faze a determinação de umidade com o uso da Air fryer.
Seguindo o passo a passo do vídeo, e como a balança tarada, temos:
- Pesar 100g de ração úmida – (Pode ser da entrada do secador ou da saída da peletizadora/Extrusora);
- Colocar a amostra pesada dentro da Air Fryer;
- Deixa a amostra com as seguintes configurações 30 minutos por 180ºC;
- Pesar a amostra após o tempo de análise.
- Resolver a equação abaixo:
Para fins de facilitar o entendimento vou pegar os mesmos dados do vídeo:
- Peso Inicial: 100 g (ração úmida);
- Peso Final: 95 g (Ração Seca);
- U = ?
Como visto o resulto que obtive é uma resulto inferior a umidade das rações que estão sendo comercializada, mas temos que levar em consideração que essa ração já passou por um processo de secagem mas utilizei ela para fazer teste de aplicação de líquidos, o que incorpora um pouco de umidade no grão da ração.
Hoje as mascas colocam seus produtos para serem comercializados com uma porcentagem de umidade que varia entre 7 a 11% Sendo que esses números já são os extremos e ou pode gerar muito pó um ração muito seca ou podem se recontaminar com microrganismos presentes nos ingredientes ou até mesmo no ar.
Por isso a necessidade de fazer análise de umidade para que mesmo com o produto mais seco, não aja o perigo de retornar o produto com contaminação microbiológica.
Pessoal vou ficando por aqui, espero que tenham gostado, e fiquem de olho nas nossas novidades forte abraço….