Olá Pessoal estamos em mais um teletransporte, esses últimos um pouco mais extenso que o de costume, mas acredito que seja melhor assim do que repartir os vídeos, deixem seus comentários para que nos ajude a direcionar melhor.
O Transporte pneumático é um dos transportes que mais me encanta dentro de um processo produtivo.
Ele é muito democrático e consegue atender todas as demandas de produtos, desde que se faça um bom controle dos parâmetros do produto.
Mas como comentei no vídeo infelizmente ele é um transportador que é mal explorado nas fábricas de ração.
Mas o motivo pode estar muito mais relacionado ao custo de implantação do que espaço físico ou instalação.
O Brasil ainda está em um processo onde as fábricas de ração não estão em um nível de exigência tão elevada quanto uma fábrica de alimento. Contudo chegará o tempo em ambo estarão sobe a mesma exigência e nesse dia o transporte pneumático, ganhará um espaço maior.
Outro fator relevante para a instalação de transportes pneumáticos são os baixos custos de manutenção, durante o vídeo eu falo em 5 a 10%. Entretanto esses percentuais podem ser bem maiores. Se a empresa tiver um bom programa de manutenção preventiva dificilmente esse equipamento irá parar.
Quanto mais exigente for a empresa que for utilizar esse equipamento mais mais exigências podemos ter sobre esse equipamento. Lembrando que industrias farmacêuticas e de alimentos utilizam controle de ar filtrado para que não seja puxado nenhum contaminante externo para dentro dos equipamentos e consequentemente para os alimentos.
Por isso utilizam filtros super eficientes a ponto de barrar apenas poluições na nossa atmosfera mas também capaz de barrar vírus e bactérias.
Outro ponto interessante dos transportes pneumáticos é a possibilidade de se trabalhar com a injeção de outros gases. Inativando produtos que podem ser ativados com a presença de oxigênio, ou até mesmo utilizar o ar quente para poder melhorar alguma propriedade do produto ou até mesmo baixar a umidade do produto durante o transporte.
Ainda conhecemos muito pouco das vantagens do transporte pneumático dentro da indústria de ração e conforme comentei já existe uma empresa que conheço que utiliza essa tecnologia dentro da sua fábrica de ração, toda a captação de matéria prima quando de produto acabado é feito tudo por transporte pneumático e isso aumentou o numero de horas efetivos que a fábrica está rodando.
Acredito que aos poucos mais empresas de grande porte irão aderir ao transporte pneumático abolindo de vez os transportes convencionais, assim como as empresas de alimentos e farmacêuticas já fazem atualmente.
Vou ficando por aqui, um forte abraço e até quinta feira com mais um vídeo.