Passeio Virtual V – Torre de Peletização

      2 comentários em Passeio Virtual V – Torre de Peletização

Eng. Rafael Resende Silva

O processo de peletização é bem simples, após passar pelos os outros processos de moagem e mistura, chegamos no processo de peletização.

O processo de peletização é muito importante para a nossa economia, atualmente a maior parte das nossas peletizadoras estão trabalhando para produzir alimentos para a população e para exportação.

A Avicultura de longe é o setor que mais utiliza o processo de peletização, quando bem utilizado ele reduz o tempo de confinamento dos animais e melhor do que isso, reduz o desperdício, pois o grande trunfo da peletização é a redução do volume do produto acabado em comparação ao farelado, melhor o custo do frete, e no campo onde o ganho foi mais expressivo foi o fato de animal não ficar escolhendo o que comer.

Dentro dos aviários, quando se utiliza a ração farelada o frango come somente o que se destaca mais na ração que normalmente era só o milho, todo o premix (vitaminas e minerais) farelos, eram jogados no chão da granja e desperdiçados.

Isso foi por um bom tempo até que a bovinocultura descobriu que era possível alimentar o gado com a famosa “cama de frango” e aumentar a produtividade de leite. Mas como na ração de frango se utiliza proteína de origem animal, o uso da cama de frango foi banido para ser usado pela bovinocultura.

E outro ponto também que o desperdício reduziu muito com uso da ração peletizada pelo fato de que o animal não escolhe mais o que vai comer.

Dentro do processo de peletização temos que cuidar do uso de vapor que é um dos pontos mais importantes no processo para que o processo de viabilize. Peletizar sem vapor pode até ser uma opção para o começo de uma planta de ração comercial, mas para quem utiliza visando ganho de peso, realmente fica totalmente inviável o processo.

Quando o processo demanda uma grande quantidade de processo e quanto mais cozido o produto melhor, grandes empresas apelam para a utilização de um expansor, o expansor funciona como uma extrusora porém de uma forma mais simples mas ainda sim aumentando a digestibilidade das matérias primas.

Uma das vantagens da peletização em relação extrusão é que ela é feita com baixa quantidade de água, o que reduz a utilização de um secador no processo e assim tornar o processo de compra mais simples.

O resfriador funciona como se fosse um silo, a diferença é que ele tem um ventilador puxando ar do ambiente e forçando ele passar pela ração peletizada. No importa qual o fabricante seja ele nacional ou importado os parâmetros são sempre o mesmo, entregar o produto em até  5 pontos acima da temperatura ambiente.

Com base em estudos realizados, sambemos que essa umidade não irá afetar ou desencadear uma contaminação por mofo na ração.

O processo de trituração que vem logo após o resfriamento é estritamente utilizado para a quebra de pelete para fazer ração de pintinho e a calha vibratória com mais de uma saída conforme mencionado nos vídeos é capaz de separar o produto Peletizado em 3 a 4 produtos sendo eles produtos bons para ensaque ou pode reprocesso.

E nesse vídeo além da parte de ensaque normal, é possível também fazer uma aplicação de melaço ou óleo na ração para melhorar a adaptabilidade ou energia na ração e com isso, term um produto mais completo.

Espero que vocês tenham gostado

Eng. Rafael Resende Silva

 

O Expansor e suas funções na produção de ração!

Peletizando a Ração

 

2 thoughts on “Passeio Virtual V – Torre de Peletização

  1. Ismael de Oliveira

    Muito obrigado por me responder.
    Gostaria de saber se está máquina de ração quantos tipos de ração ela produduz ?
    Vc dar consultoria sob produção da fábrica e preparação da ração ?

    Ficarei muito grato por resposta
    Ismael de Oliveira

    Reply
    1. portalr2s Post author

      Olá Ismael, tudo bem?

      A linha de peletização pode fazer ração para praticamente todos os tipos de ração com exceção da ração de peixe e pet (cachorro e gato).
      Sim, Te mandei um e-mail para conversarmos sobre a consultoria.
      Aguardo o seu contato.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *