Passeio Virtual VIII – Aplicação de líquidos com Vacum Coater
Um dos temas mas complexo dentro de uma fábrica de ração ainda continua sendo a extrusão, contudo a aplicação de líquidos vem logo atrás colocando um ponto de interrogação na cabeça de operadores, gestores e diretores de fábrica.
Dentre as dúvida mais comuns estão:
A instalação do Vacum Coater reduz a minha aplicação de óleo e palatabilizante?
A resposta é sim pelos seguintes motivo:
1) Quando aplicamos o produto na rosca ou no tambor o produto está em constante movimento não tendo o tempo hábil de realizar uma absorção adequando dos líquidos;
2) O Sistema de aplicação com bicos spray de melhor qualidade permite com que o produto absorva melhor o produto por ter uma maior abrangência dentro do misturado;
3) A automação do equipamento permite que a dosagem de óleo seja sempre exata não importando as variações de peso no misturador no momento do recebimento do produto para início do ciclo de cada batelada, como o sistema é inteligente, o processo nunca irá dosar um liquido acima ou abaixo da porcentagem programada;
4) Design do equipamento permite um escoamento rápido com menor probabilidade de permanecer produto dentro do corpo do misturador, reduzindo as probabilidades de contaminações cruzadas;
Outro problema muito comum que encontramos nos sistemas de aplicação de líquidos mais antigos são as rações manchadas, mas o que seria as rações manchadas?
Para quem não presta atenção a detalhes pode até passar despercebido, mas assim como fiz no texto passado vou utilizar essa foto com essas marcações para que vocês possam comparar as rações, nessa foto temos rações mais escuras e rações mais claras.
Esse fenômeno nada mais é do que aplicação mal realizada e ela acontecer por diversos motivos, mas os principais são:
- Pouco tempo de exposição do produto aos líquidos de aplicação;
- Baixa porcentagem de líquidos para um volume X de ração;
Mas mesmo com o VC, podemos ter esse tipo de problemas, e nesse exato momento, nossos leitores estão se questionando se o equipamento é realmente bom ou se escritor está doido.
E digo que é exatamente isso, apesar de ser um sistema extremamente inteligente, capaz de recalcular em segundos o Volume de óleo e palatabilizante a ser aplicados, o Vacum Coater possui algumas limitações, que podem deixar a sua ração com um aspecto feio:
- Existe uma porcentagem mínima de óleo que pode ser aplicado para que a ração não tenha um aspecto de machada, em uma grande maioria esse valor ficou próximos dos 3%, volumes menores apresentaram aparecimento de manchas nas rações.
- OBS: Existe uma ressalva, nesse caso que deve ser analisado que é a porcentagem de óleo na massa. Hoje é difícil, mas para quem usar alta concentração de óleo na massa talvez possa obter um melhor rendimento com uma % menor de aplicação.
- Da mesma Forma altas concentrações de aplicação de líquidos podem acarretar em aumento da atividade de água, E podem se apresentar de certa forma quebra no fim do processo. Para volumes de aplicação acima de 10% já será necessário utilizar o sistema de Vácuo para essa operação.
- Existe a possibilidade do sistema errar a dosagem? Sim, como o misturador é sensível, qualquer esbarrão no equipamento irá deixar todos em alerta.
- Como faço aplicação de líquidos com um volume próximo de óleo próximos de 3-5%, esse é cenário para o nosso mercado, mas caso tenha realmente necessidade de fazer a aplicação de liquido. Quando o volume subir acima dos 10% faz – se necessário do uso do Vácuo.
Bom pessoal, então esse é mais um passeio virtual na qual falamos sobre aplicação de líquidos, não quero me estender muito para não entrar no assunto da semana que vem.