Atualmente, uma boa parte das pessoas conhecem a extrusão graças a ração pet, peixe e aos salgadinhos que estão em todos os lugares que vamos.
Todavia extrusão é um processo maior do que aquilo que nos é apresentado pela mídia, além da extrusão de plástico, na qual não entrarei em detalhes por não ser o foco do site, a extrusão é capaz de produzir inúmeros produtos seja ela para a indústria de alimentos, petróleo, tinta, cola, goma para roupa entre muitos outros.
O objetivo de modificar o amido é alterar algumas de suas propriedades, como: gomificação, retrogradação, capacidade de formação de géis, através das pastas, produção de poder emulsificante através da adição de grupamentos hidrofóbicos, etc. O amido pode ser modificado de forma química, física ou enzimática, em condições de pH e temperatura controlados.
Algumas vezes temos que fazer o processo de modificação do amido via extrusão para somente depois utiliza-lo novamente como parte de uma formulação.
E esse é um processo muito bonito, como estou no mercado a alguns anos tive a oportunidade de trabalhar com cereal matinal, snacks, farinha de empanamento e mais recentemente a ração animal. Cada processo tem sua particularidade entenda-se como sua dificuldade e a sua facilidade.
Hoje em particular pude trabalhar com uma mistura de amido modificado com fibras e outros ingredientes para fazer um produto específico, foi um desenvolvimento que partiu do zero.
Antes de iniciarmos fizemos um brainstorm para tentar achar uma forma de fazer os testes de forma rápida e eficiente na expectativa de alcança bons resultados em um espaço de tempo mais curto.
Em pouco tempo nosso pequeno grupo de trabalho nos reunimos e chegamos a um ponto para fazer o start up da máquina.
A extrusão de amido possui particularidades entre outros produtos, pois, o produto não precisa ter um formato bonito, porque no final ele será triturado para ser transformado em farinha novamente e assim ter uma ação de trabalho mais efetiva.
O amido modificado é usado em grande escala para dar volume ou acelerar algum processo produtivo quando possível ou ainda agindo como um produto de melhoria do processo conferindo aos produtos viscosidade, densidade, cocrânica, absorção de óleo e entre outros.
Hoje tive a satisfação de recordar os bons tempos que eu liderava uma equipe no Sul do Brasil e trabalhávamos bastante com esse tipo de produto.
No vídeo que segue abaixo mostro a parte do desenvolvimento de um novo produto que entrará no mercado muito em breve, conseguimos definir, a melhor matriz, produtividade de máquina, adequação de produto e processo produtivo para poder tirar o máximo proveito da máquina.
Nos últimos anos os amidos modificados por terem características diversas, estão sendo utilizados no processo de ração animal e treats.
Depois do processo de extrusão o mais correto é ter um secador, um resfriador e dependendo do processo um segundo misturador para não haver contaminação cruzada entre produto acabado e matéria prima.
Enfim, espero poder falar um pouco mais para vocês sobre amidos modificados, suas propriedades, usos, e os benefícios no processo produtivo.
Vou ficando por aqui um rápido “Toque de Cotovelos” e até a próxima!!!