Olá Pessoal já estamos no meio do ano e passamos um longo período falando sobre os processos dentro da fábrica de ração e agora vamos falar sobre a segurança do trabalho. Como vou atuar de forma mais incisiva dentro das fábricas.
A segurança do trabalho entrou na minha vida como um desafio, e havia vendido um equipamento para um cliente e ele acabou tendo problemas com a fiscalização no momento da liberação para trabalho.
Nessa época eu entendia muito pouco sobre o assunto mas com a ajuda do técnico de segurança da empresa onde trabalho coletei o máximo de informações para poder ajudar o cliente.
E acabei me encontrando um ambiente muito hostil, e com muitas brechas e interpretações, que davam margem para pessoas espertas abusarem da falta de conhecimento de outras pessoas.
Com muita cautela eu consegui reverter a situação desse cliente que já trabalha com a fábrica a quase quatro anos. Não só essa situação de legislação na qual mais da metade dos brasileiros são leigos e não se interessam pelo assunto temos a questão dos acidentes fatais que acontecem todos anos em nosso país.
E infelizmente não é só com a empresa do Sr. José da esquina não, grandes empresas sofrem com esse tema e procuram da melhor forma possível reverter esse quadro.
Mas por um outro lado temos gestões opressoras que visam muito o lucro da empresa e para isso costumam passar por cima de questões éticas e morais que a segurança do trabalho nos confrontam todos os dias.
Um dos grandes problemas da segurança do trabalho não é nem os procedimentos de segurança, que esses as empresa em sua maioria costumam investir e deixar tudo bem conservado para que a ? possa libera-los de visitas mais rígidas.
Mas o que poucos fiscais veem são o bem estar dos funcionários, quantos estão fazendo horas extras, qual a quantidade de horas e extras e tempo de descanso entre uma jornada e outra?
A estafa mental e corporal consome nossos colaboradores aos poucos e o momento em que acontece o acidente é o ponto máximo que esse cansaço atinge a ponto do colaborador cometer um erro bobo ou se distrair durante um processo relativamente simples e que em condições normais ele realizaria com excelência.
Enfim, já estive dos lados dessa moeda e sei como é cansativo a cobrança e jornadas repetitivas para se bater uma meta ou entregar um carregamento no prazo agendado.
E é nisso que vamos trabalhar agora em diante, repassando a legislação, mostrando casos reais da viagens que irei realizar e aos poucos vamos construir uma coletânea de vídeos digna de ser consultada por todos que trabalham no ramo de segurança ou que tenham alguma dúvida sobre algum assunto específico.
Pessoal vou ficando pro aqui, espero que gostem dessa introdução ela é muito importante para o nosso trabalho daqui para frete.
Abaixo vou deixar alguns textos escritos anteriormente e que estão na nossa coletânea aqui do site.
Forte Abraço e até a Próxima!