Dando continuidade ao vídeo que vimos anteriormente sobre aplicação de liquido, vamos falar hoje sobre o óleo de soja.
Atualmente não é comum empresas do ramo de ração pet fazer a aplicação de óleo vegetal em suas formulações, o mais comum é que se utilize óleos de origem animal.
E o mais comum nesse caso é a aplicação do óleo de frango. Mas para dizer que nunca presenciei, posso dizer que algumas empresas no norte do Brasil, estavam fazendo o uso de óleo de origem vegetal para poder aplicar na ração.
Esse é um dos ingredientes mais baratos que temos hoje e a substituição por uma de melhor qualidade vai impactar no custo do produto, outro ponto sério que temos é a distribuição de produtos no Brasil. Não são todas as empresas que possuem acesso a matérias primas de qualidade e adequadas para animais e acabam adaptando ou permanecendo com ingredientes antiquados.
Mas o que muda na ração? São dois os pontos fundamentais que são alterador, o primeiro é o sabor da ração e segundo é o cheiro da ração que junto com o palatabilizante estimula o animal a querer comer mais a ração. E caso ele tenha uma boa formulação já temos a receita para o sucesso do produto.
Outro ponto é que o óleo de soja possui em sua estrutura molecular uma maior quantidade de ligações duplas ou insaturações e isso faz com que ele seja mais suscetível a oxidar, por conta de agentes como aquecimento e oxigênio. Degradando a ração e reduzindo o tempo de prateleira dela.
Temos que nos recordar do que já foi dito em outros vídeos, as empresas aquecem os tanques de óleo para que o produto escoa melhor pela tubulação.
Os aromáticos liberados por esse óleo não são os melhores para ativar o sentido dos animais e isso pode levar a uma redução de consumo da ração ou até mesmo a rejeição do animal comprometendo toda a sua programação.
Brasil é muito rico em matéria prima mas infelizmente não conhecemos muito sobre o que usar para produzir uma ração de qualidade. Muitas vezes.
No exato momento em que você estiver lendo esse exto, é bem possível que algum pesquisador esteja desenvolvendo mais um ingrediente para produzir ração.
Pessoal espero que tenham gostado esse vídeo, não esqueçam de se inscrever e ativar o sino para receber nossas notificações.
Um forte abraço até a próxima